Atividades de Educação Ambiental marcam o Dia Mundial da Água em Araraquara

0
512

Ação será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com os alunos da EMEF Professora Altamira Amorim Mantese e da EMEF Professor Waldemar Saffiotti

Na próxima terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade irá promover uma série de atividades de educação ambiental com os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Altamira Amorim Mantese e do 6º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Waldemar Saffiotti. As atividades serão realizadas entre os dias 21 e 25 de março.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que a data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1993, e que o tema deste ano será “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.

“É importante lembrar que Araraquara é privilegiada por estar em uma zona de recarga do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta”, ressalta ele.

Segundo Valter, os alunos da EMEF Professora Altamira Amorim Mantese vão ser apresentados à ação “O Rio Começa Aqui”, ação idealizada pelo DAAE, que já foi realizada anteriormente e terá continuidade com na região norte do município.

“Os alunos irão observar uma galeria de água pluvial com o desenho de uma nascente e, posteriormente, será feita a sensibilização sobre o do descarte irregular de resíduos e efluentes diversos, em calçadas e vias públicas. Principalmente em períodos de chuvas, eles são carreados pelo escoamento das águas, atingindo assim os rios, córregos e ribeirões que integram as diversas bacias hidrográficas da área urbana do município”, aponta o gerente.

Ele informa ainda que, após a sensibilização, os alunos vão caminhar às margens do Córrego do Tanquinho para observar problemas de descarte irregular de resíduos, em especial, dos plásticos que acabam chegando através das galerias de águas pluviais com as águas das chuvas.

“Serão discutidas a poluição plástica dos oceanos e suas consequências para a biodiversidade. Por fim, serão apresentadas propostas para diminuir a poluição das águas superficiais”, completa o gerente.

Já os alunos da EMEF Professor Waldemar Saffiotti vão participar da “Trilha Ecológica do Córrego da Água Branca”.

“Com a visita, os alunos serão levados até a nascente modelo e conhecerão o afloramento da água subterrânea do lençol freático. Vamos explicar todo o ciclo hidrológico, bem como a importância de se evitar a poluição dos corpos hídricos e do solo e também de se combater a destruição das matas ciliares, além de recuperar áreas de preservação permanente para garantia de água subterrânea e superficial, em quantidade e qualidade, para as presentes e futuras gerações”, conclui.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.