Atendimento de casos suspeitos de dengue no hospital de campanha começa na quarta-feira (16)

0
557

Também a partir de quarta-feira, devido à queda na demanda, atendimento e testagem de Covid-19 deixam o espaço e serão exclusivos da UPA da Vila Xavier

A partir da próxima quarta-feira (16), o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passará a atender casos suspeitos de dengue, oferecendo consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

Em virtude disso, e devido à queda na procura de pacientes suspeitos de Covid-19, a testagem para coronavírus deixará de ser feita no hospital de campanha a partir de quarta-feira — os atendimentos de Covid-19 permanecem na UPA da Vila Xavier, como ocorreu em toda a pandemia, 24 horas por dia.

Em visita ao hospital de campanha, neste sábado (12), o prefeito Edinho explicou o motivo da mudança da data de início do atendimento de dengue no local, o que anteriormente estava previsto para a segunda-feira (14).

“Nós temos que tirar o atendimento de Covid do Hospital da Solidariedade. A partir de quarta-feira, esse atendimento de Covid estará centralizado novamente na UPA da Vila Xavier. O atendimento foi atrasado para quarta-feira para orientarmos a nossa população. Sintomas de Covid, UPA da Vila Xavier. Sintomas de dengue, hospital de campanha. A partir de quarta-feira, a estrutura estará montada para o paciente fazer exames e testes na hora. Estamos montando uma máquina de hemograma aqui dentro. Precisando reidratar, também faremos a reidratação aqui”, declarou Edinho em transmissão nas redes sociais.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Vale lembrar que a UPA Central também realiza o atendimento de casos suspeitos de dengue 24 horas por dia. A partir de quarta-feira, no período em que o hospital de campanha estiver fechado (entre 19h e 7h), os pacientes devem procurar a UPA Central.

“Mais uma vez, a Secretaria de Saúde e a Fungota estão agindo muito rápido e, da mesma forma que estamos derrotando a pandemia de Covid-19, queremos derrotar também a dengue. Vamos enfrentar e vamos derrotar”, disse o prefeito.

Edinho ainda pediu o apoio da população na prevenção dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. “80% dos criadouros estão dentro das casas habitadas, segundo a Vigilância Epidemiológica. Olhe na sua casa, nos quintais. Qualquer tampinha pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti. Precisamos do seu apoio. Faça sua parte e nós vamos fazer a nossa. Infelizmente, nesta semana tivemos dois óbitos por dengue em Araraquara. Precisamos vencer o mosquito e combater todos os criadouros. Da mesma forma que a cidade derrotou a pandemia, vamos também derrotar a dengue”, complementou Edinho.

Também estiveram na visita ao hospital de campanha a secretária de Saúde, Eliana Honain; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; a coordenadora de Atenção Básica, Talitha Martins; o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos; o coordenador de Gestão da Secretaria de Saúde, Delorges Mano; e a diretora administrativa da Fungota, Joice Nogueira; além da equipe do hospital de campanha.

Prevenção

Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas (21.000 kg) de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa.

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.

Segundo a Vigilância, o ano de 2022 (até o início de março) registra 562 casos confirmados de dengue. O índice deste ano está muito aquém do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia. Naquela oportunidade, 23.134 casos foram registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março. Porém, o índice deste ano está acima do registrado no ano todo de 2021.

Nesta semana, dois óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara. O caso suspeito mais recente, de uma mulher de 39 anos, foi analisado pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbito) e confirmado para dengue. A Prefeitura lamenta o óbito, solidariza-se com a família e abriu sindicância para investigar os fatos.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.