Associação Cactus lança maratona nacional de matemática para estudantes da rede pública

0
466

Escolas de todo o país podem inscrever seus alunos para a jornada de aprendizado, totalmente virtual. Estudantes, professores e colégios vencedores serão premiados

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para a Maratona Cactus 2021. Com apoio do Arco Instituto, braço social da Arco Educação, a organização – que atua por meio da educação para criar uma cultura de protagonismo – fará uma jornada de aprendizado por meio de desafios matemáticos, com o objetivo de despertar o senso de protagonismo e o engajamento de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino público de todo o Brasil.
“A experiência da Cactus mostra que tem muita criança precisando apenas de um empurrãozinho. Nós oferecemos oportunidades para que esses alunos subam mais um degrau da sua jornada de sucesso. Fazemos isso com o máximo de empatia, para engajar e abrir oportunidades para esses estudantes. A maratona é sua primeira oportunidade. E melhor, uma jornada divertida, cativante e engajadora”, explica Jefferson Vianna, presidente da Cactus.
Para participar, o professor ou responsável deve inscrever a escola pelo site https://associacaocactus.com.br/maratona-cactus/. No portal também é possível acessar o edital com todas as regras. A Maratona é composta por três fases que terão caráter eliminatório, sendo o desempenho na 3ª fase o critério de premiação final e a 2ª fase o critério de desempate. Os alunos do 6º e 7º ano irão competir pelo Nível 1 e os alunos do 8º e 9º ano pelo Nível 2. Os grupos que participarem e concluírem a Fase 3 serão premiados com medalha de Ouro, Prata, Bronze ou Menção Honrosa, de acordo com o seu desempenho. O anúncio dos vencedores está previsto para acontecer na segunda semana de dezembro.
“O trabalho desenvolvido pela Cactus está alinhado ao propósito do Arco Instituto de ‘empoderar jovens a irem além do que imaginavam ser possível, por meio da educação’. Acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido por eles e estamos muito felizes de apoiar a Maratona Cactus. Temos certeza de que o projeto terá grande impacto positivo na vida dos estudantes que participarem”, afirma Juliana Gregory, diretora de Impacto na Arco Educação.
A Maratona Cactus conta também com o apoio de Doar Futuro, Nova Escola, Ensina Brasil, CEU e Sistema Positivo de Ensino.
A gestora municipal Edneide Moura comenta a experiência do ano passado: “as escolas de Pereiro, no Ceará, participaram da 1ª Edição da Maratona Cactus de Matemática, em 2020. Entendo a maratona como uma grande oportunidade para desenvolver as habilidades do nosso alunado junto ao componente da Matemática, e o mais fantástico de tudo isso é vê-los protagonizando seus enredos estudantis, superando desafios e instigando-os, uns aos outros, num clima de aprendizagem dinâmica e assistida por um Professor-Mentor rumo ao alcance de seus objetivos”.
“Durante a pandemia foi muito difícil acompanhar a aprendizagem dos meus estudantes e estimulá-los a estudarem, ainda mais se tratando de uma escola rural. A Maratona Cactus nos deu a oportunidade de desenvolver com os estudantes competências básicas como pensamento crítico e criativo, comunicação e argumentação, a autonomia e autogestão e trabalho cooperativo, além das habilidades da BNCC. Na premiação da medalha de ouro em nossa escola, os responsáveis relataram o quanto a maratona havia estimulado o estudo e a autonomia das crianças e o impacto positivo no estímulo de suas potencialidades”, relata o professor João Pedro Meireles Cardoso, da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, de Petrolina (PE).
A aluna Naila Fontenelle, da Escola Cosme Rodrigues de Souza, localizada em Carnaubal (CE), ganhou a medalha de ouro na edição da maratona de 2020: “Tive a oportunidade de colocar na prática o que só havia conhecido no papel”, conta a estudante.

Cronograma da Maratona Cactus: a Fase 1 da Maratona Cactus começa no dia 25 de outubro e se estende até o dia 19 de novembro. A Fase 2 terá início no dia 22 de novembro e irá até o dia 28 de novembro. Já a Fase 3 começa no dia 06 de dezembro e acontece até o dia 12 de dezembro.

Sobre a Cactus
A Cactus é uma ONG que busca, através da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida de todos que têm oportunidade de viver essa experiência.

Sobre o Arco Instituto
Lançado publicamente em 2021, o Arco Instituto foi criado para estruturar e ampliar as ações de terceiro setor realizadas pela Arco Educação. Por meio de apoio a projetos e organizações, o instituto tem a missão de “empoderar jovens a irem além do que imaginavam ser possível, por meio da Educação”. A companhia já apoia organizações como Associação Cactus, Edisca, Ensina Brasil, Iteva, Nubo, Primeira Chance e o Instituto Ser +. Informações: https://arcoinstituto.com.br/ (Máquina Cohn & Wolfe – Maira Sester – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.