Adilson Mastellari
(*)
O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, vai estreitando a entrada para quem procura emprego e bom salário.
Hoje, o profissional com formação superior, em nível de graduação, já não encontra portas abertas com tanta facilidade. Por melhor que tenha sido o curso e a instituição em que se formou, frente à competitividade do mercado, acaba perdendo a vaga para concorrente que tem curso de extensão ou pós-graduação.
Atenta às constantes transformações do mercado, a direção do Centro Universitário Central Paulista (Unicep/Asser) de São Carlos, vem oferecendo, desde 1974, cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, implantados pela própria instituição e em convênios com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas SP e com a Trevisan Auditores.
Até meados da década de 90, os cursos de especialização eram voltados praticamente para as áreas de economia e finanças. A partir de 1998, com a implantação do Centro de Extensão e Pós-Graduação, passou a ser oferecido um número maior e mais abrangente de cursos de especialização, partindo de Administração, Economia e Finanças para as áreas de Educação e Informática.
Hoje, estão em andamento cursos de especialização em Educação Especial, Psicopedagogia, Sistemas de Informação e Gerontologia, entre outros.
Qualidade
O coordenador geral do Centro de Extensão e Pós-Graduação do Unicep/Asser, Prof. Dr. Alberto N. Senapeschi, Doutor em Ciências pela USP, explica que os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pelo Unicep de São Carlos são de 360 horas (18 meses) no mínimo, regulamentados pelo MEC, reconhecidos e válidos em todo o território nacional. “As aulas são semanais, sempre aos sábados, permitindo aos que trabalham durante a semana, freqüentá-los e prosseguir seus estudos, mantendo-se atualizado e em condições de enfrentar melhor o mercado de trabalho. O corpo docente é altamente qualificado e com ampla experiência. Mais de 50% são mestres e doutores”, completa.
Atualmente, no Brasil, os cursos de especialização são regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação, por resolução (Res.CES no. 01 de 03/04/2001), que os inclui na categoria dos cursos de pós-graduação lato sensu, ao lado dos chamados MBA e dos cursos de aperfeiçoamento.
Remuneração
Segundo Senapeschi, os cursos de especialização são bem aceitos, a procura é acentuada e a formação de especialistas tem crescido nos últimos anos.
Em recente pesquisa, o Grupo Catho, renomado instituto que busca e coloca profissionais no mercado de trabalho, constatou que os profissionais com formação superior ganham em média 51,6% mais que aqueles que concluíram apenas o Ensino Médio. Já quem faz curso de especialização, após a graduação, tem mais vantagens; a remuneração é ainda maior: 45,1% a mais do que aqueles que pararam na graduação.
“Os cursos de especialização do Unicep/Asser duram entre 15 e 20 meses e podem ser pagos em até 20 parcelas, o que torna as mensalidades mais acessíveis”, comenta Senapeschi.
Opções
As turmas de agosto (2002) e março (2003) estão com matrículas abertas e as vagas são limitadas. Os cursos serão Pedagogia por Projetos (378 horas), Psicopedagogia (510h), Educação Infantil (360), Educação Escolar: Gestão da Educação, Orientação Educacional e Supervisão Escolar (390), Educação Especial: Educação Inclusiva (500), Especialização em Deficiência Mental (500), Informática na Educação (384), Educação Ambiental: Educação, Ciência e Tecnologia (360), Gerontologia: “Uma orientação para a velhice” (360), Sistemas de Informação (360), Ensino de Ciências (360), Planejamento em Educação: revendo e aplicando novas estratégias (380).
Já os cursos MBA estão com matrículas abertas para Gestão Estratégica de Empresas (360), Gestão de Marketing (360), Finanças e Controladoria (360), Gestão de Recursos Humanos (360), Gerenciamento Ambiental (360) e Economia do Turismo (360).
Para mais informações, inclusive sobre novos e outros cursos, os interessados podem se dirigir até o Unicep, à Rua Pedro Bianchi, 111, Vila Alpes, em São Carlos, ou ligar para (16) 3368-2111. Se preferir, consulte o site www.asser.com.br.
(*) É jornalista e assessor da Casa da Comunicação