Artigo com coautores da Uniara é aceito para publicação no periódico internacional Cellulose

0
335

Conteúdo é intitulado “Bacterial nanocellulose containing Diethylditiocarbamate bio-curatives: physicochemical characterization and drug delivery evaluation”

O professor e o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud e Jhonatan Miguel Silva, são dois dos coautores de um artigo aceito para publicação na revista internacional Cellulose. O conteúdo, que tem como primeiro autor Pedro Borba, é intitulado “Bacterial nanocellulose containing Diethylditiocarbamate bio-curatives: physicochemical characterization and drug delivery evaluation”.
“O trabalho envolve estudos da celulose bacteriana contendo um fármaco, o dietilditiocarbamato. Esse material pode ser usado para tratamento da leishmaniose cutânea, uma doença causada por protozoários, e cujos casos aumentam muito no Brasil. Não existe um tratamento tópico adequado, de modo que temos trabalhado nisso, e inclusive temos uma patente depositada. A ideia do trabalho foi estudar, mais do ponto de vista físico-químico, as propriedades desse curativo. É um sistema que chamamos de liberação de fármaco”, explica Barud.
Ele destaca que, posteriormente, “esse curativo também será utilizado no tratamento de humanos”. “Já passou por estudo em animais, e serão feitos outros estudos clínicos também”, finaliza.
Além de Barud, Silva e Borba, o artigo conta com a autoria de Andréia Bagliotti Meneguin e Camila Indiani de Oliveira, líder do trabalho.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected]. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.