Área de lazer do Hortências é entregue à população totalmente revitalizada

0
218
Foto: Tetê Viviani
Solenidade que marcou a reabertura do espaço aconteceu neste domingo (30), quando também foi assinado termo de permissão de uso da área para a Sociedade de Amigos de Bairro

 
Em cerimônia realizada neste domingo (30), a Prefeitura de Araraquara realizou a entrega das obras de reforma da Área de Lazer George Washington Rocha, no Parque das Hortências. No mesmo evento, o prefeito Edinho também assinou o termo de permissão de uso da área para a Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim das Hortências, que permite que a própria comunidade cuide do espaço.

A obra atendeu uma demanda da Plenária da Juventude do Orçamento Participativo (OP), que elegeu como prioridade a revitalização de praças e áreas de lazer para o desenvolvimento de programas culturais e esportivos. Já foram entregues equipamentos semelhantes no Jardim Del Rei, na praça Scalamandré Sobrinho, Melhado, Altos de Pinheiros e América. A área de lazer também já recebeu investimentos da nova iluminação de LED. Somando o investimento com a iluminação e mais a reforma, o total investido na praça do Hortências supera R$ 800 mil.

O prefeito Edinho valorizou a união da comunidade do bairro. “É importante reforçar a importância do Orçamento Participativo. A população do Hortências sabe como era esse espaço e como está hoje. Nós iluminamos, colocamos refletor, construímos vestiários, reformamos todo o gramado, criamos a estrutura de esportes para que a população possa ter acesso, pista de caminhada, enfim, é uma área de lazer à altura da comunidade do Hortências. Eu digo sempre que o Hortências tem que ter orgulho do bairro que tem. O Hortências tem uma comunidade unida, uma comunidade atuante. O Hortências, quando se une e vai para as reuniões do Orçamento Participativo, dificilmente não ganha a prioridade. A comunidade faz a diferença”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também salientou a força da participação popular para a realização da obra. “É sempre importante ressaltar que essa obra atende uma demanda da plenária da Juventude no Orçamento Participativo, ou seja, de maneira democrática, a população escolheu a remodelação deste espaço como prioridade. Eu tenho um carinho muito especial por esse local, primeiro porque sei da importância dessa área de lazer para garantir a cidadania, o bem-estar da população do Hortências, e  segundo porque essa área de lazer leva o nome do meu grande amigo, o saudoso George Washington Rocha”, ponderou.

A denominação George Washington Rocha, a partir da Lei Municipal nº 9.541, de 23 de abril 2019, é de autoria do vereador Paulo Landim e presta homenagem ao servidor aposentado pela Ceagesp que atuou como colaborador e voluntário em diversas entidades assistenciais e coordenou a reestruturação da Associação dos Moradores do Hortências, bairro onde morava, entre outras ações em benefício da comunidade. Como reconhecimento pelo seu trabalho, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal em outubro de 2017. Faleceu em 23 de janeiro de 2019.

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) lembrou do engajamento do homenageado. “O senhor George, que fez um trabalho incrível no bairro, tanto na festa de Natal com a associação, onde ele iniciou um trabalho. Não tinha pessoa igual a ele, sempre muito disposta e nunca o víamos desanimado, estava sempre junto de nós, propondo novas ideias, tentando trazer o bairro do futuro. Ele sempre trabalhou e essa homenagem, mais do que merecida, nos alegra muito”, apontou.

Silvia Viviani Rocha, viúva do homenageado George Washington Rocha, em nome da família, se mostrou grata pela homenagem. “Ele sempre fez o bem, sem querer nada em troca e sem querer aparecer. Eu resumo, o George como uma pessoa honesta, íntegra, de bom coração, humilde e que só queria fazer o bem ao próximo, principalmente às crianças. Essa homenagem é muito merecida, mas acho que a homenagem que todos nós podemos fazer para ele é seguir seu exemplo na fé e na caridade”, afirmou.

A permissão de uso da área de lazer George Washington Rocha, que fica na Avenida Jurandir Rios Garçoni com a Rua Synesio Wyss Barreto, para a Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim das Hortências, se baseia na lei municipal nº 10.284 de 11 de agosto de 2021, que autoriza o Município a outorgar Permissão de Uso de áreas de lazer e de áreas de esporte públicas municipais a associações de bairros, clubes de esporte amador e coletivos locais, tendo por objetivo a delegação da administração e da manutenção dessas áreas. A lei foi uma indicação do vereador Aluisio Boi. Por meio da lei, os coletivos permissionários atuam na promoção gratuita de atividades de lazer ou desportivas e no desenvolvimento de projetos de interesses social, cultural ou esportivo junto à comunidade local. A permissão de uso será revisada a cada dois anos.

A solenidade contou também com a presença do vice-presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB); dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Filipa Brunelli (PT); do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; do secretário de Governo, Donizete Simioni; do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; da secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; do chefe de gabinete, Cristiano Tiago; do coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro; do coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes; da presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; da ouvidora geral do município, Fernanda Fegadolli do Nascimento; e de Daniela Pratez, representando a deputada estadual Thainara Faria. 

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.