Nesta terça-feira (7), às 8h, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara, em parceria com a Escola Estadual Augusto da Silva César, realiza plantio em uma APP (Área de Proteção Permanente) à margem direita do Ribeirão do Ouro. O local é próximo à Rua Imaculada Conceição, entre os bairros Jardim Tamoio e Carmo.
O total de área a ser recuperada é de 3.000 m2, onde serão plantadas 510 mudas de espécies nativas. A atividade será precedida por uma palestra educacional para os alunos envolvidos no projeto.
A Prefeitura Municipal providenciou o preparo para o plantio, contemplando terraplenagem, roçada e a abertura das covas, além da adubação. Durante todo o período de crescimento das mudas, o Daae ficará encarregado de realizar adubação, controle de insetos e também de fornecer apoio técnico e a água para a irrigação, até que as espécies atinjam altura desejável.
O plantio envolverá atividades de Educação Ambiental com alunos da Escola Estadual Augusto da Silva César. Após o plantio, os alunos deverão realizar a manutenção das mudas, incluindo irrigação, capinação e coroamento, além de desenvolverem inúmeras atividades, tais como identificação das espécies (distinguindo quais são as pioneiras e secundárias), acompanhamento do crescimento de cada espécie (quanto cresce em um determinado período), como efetuar o plantio, distanciamento entre as árvores e principalmente: a importância do reflorestamento para os corpos d’água. Dessa forma, torna-se mais intensa a sensibilização destes jovens com a recuperação ambiental.
Os alunos da Escola Augusto da Silva César serão orientados pela diretora Solange Aparecida de Souza Monteiro, pelas professoras de Ciências Flávia Cristina Sossae e Maria Helena Meirelles Brandão Pellicce e pela educadora profissional do Programa Escola da Família, Elisângela de Jesus Santa. Por parte do Daae, serão orientados pelo diretor de Divisão da Gerência Ambiental, Paulo Sergio Scalize, pelos assistentes de Direção Marcelo dos Santos e Silva e João Roberto Pasenow, pelos fiscais ambientais Marcos Eli da Costa e Fernando de João Braga e pelo técnico em Química Gabriel Bergamaschi.