Araraquara terá evento para discutir nova fonte de energia limpa para automóveis

0
580

Ciclo de debates “Híbrido Etanol: Um Futuro Sustentável” será realizado no dia 6 de outubro no CEAR

No dia 6 de outubro, das 9 às 15 horas, o Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) receberá o evento “Híbrido Etanol: Um Futuro Sustentável”, um encontro que será voltado para as discussões em torno de uma nova fonte de energia limpa para automóveis. Por conta da pandemia da Covid-19, a atividade contará com público reduzido e será transmitida ao vivo pelas redes sociais.
A organização planeja os últimos detalhes do evento, porém já se sabe que participarão desde pesquisadores, representantes das entidades dos trabalhadores, a direção da Volkswagen e da Toyota (duas das maiores indústrias automobilísticas do mundo), além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições, que debaterão temas como o novo ciclo do etanol, carro híbrido: os desafios e oportunidades, da academia ao mercado, entre outros.
O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.
A ideia envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.
A organização do encontro será da Prefeitura de Araraquara e a realização, além da própria Prefeitura, conta também com a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) e Instituto de Química da Unesp Araraquara (CEMPEQC). Por enquanto, o evento conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo, da Volkswagen, da Toyota e da UNICA. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.