Araraquara será uma das cidades brasileiras a receber o “Pint of Science”

0
1193
Maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades está marcado para os dias 22, 23 e 24 de maio
 
Nos dias 22, 23 e 24 de maio, Araraquara será uma das 400 cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival ocorre em lugares descontraídos, como bares, restaurantes, cafés e outros ambientes, com o intuito de oferecer palestras sobre as mais recentes pesquisas científicas em um formato acessível ao público. Em Araraquara, ele será realizado na Cervejaria Avenida 42, que fica na Rua Comendador Pedro Morganti, 3575, Vila Yamada. A entrada é gratuita.

Com a participação de 25 países, a edição de 2023 do “Pint of Science” conta com a participação de 123 cidades em todo o Brasil, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes sobre a ciência brasileira. 

 
O grande diferencial deste evento é que ele visa estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Assim, os cientistas saem de seus laboratórios ou auditórios das universidades e vão até os bares, cafés e restaurantes da cidade para discutir, de uma forma bem descontraída, sobre os temas em pauta, que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito e tecnologia. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

O festival, que conta com o tema “Um Brinde à Ciência”, também busca inspirar jovens estudantes, promovendo o interesse pela ciência e tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Trata-se de uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída e divertida, aprender sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debater sobre diferentes temas de relevância social.

As organizadoras do evento em Araraquara são as professoras do Instituto de Química da Unesp, Dra. Mirian Cristina dos Santos e Dra. Juliana Ferreira de Brito.

Programação

No dia 22, às 19h, será realizada a palestra “Língua e Ciência: O que você precisa saber e que nunca te contaram”, com a profª Drª Angélica Rodrigues (FCL-Unesp-Araraquara) e Prof. Dr. Alexandre Silveira Campos (FCL-Unesp-Araraquara).

No dia 23, o tema do debate será “Cerveja sem mistério: da cevada ao copo”, com João Fernando Sacilotto, mestre cervejeiro e coordenador técnico e pedagógico do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira do IQ-Unesp Araraquara. O encontro também contará com a atividade “From the Beergining”, com o Grupo Alquimia do IQ-Unesp Araraquara.

No dia 24, às 19h, serão realizadas duas palestras: “Uso de sensores orbitais na investigação de crimes contra a flora provocados pela ação do fogo”, com o Dr. Alexandre Augusto Costa, perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, e “A ciência contra o crime”, com o Dr. Rafael Rodrigues Hatanaka, perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

A programação das outras cidades do Brasil pode ser conferida no site www.pintofscience.com.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.