Araraquara Rock 2022: inscrições serão realizadas no período de 1º de abril a 1º de maio

0
463

Secretaria Municipal da Cultura e Fundart lançam regulamento para inscrição de bandas

O Araraquara Rock chega à sua 20ª edição em 2022 e a Prefeitura de Araraquara, nesta segunda-feira, lançou o regulamento para inscrições de bandas em seu site e nas redes sociais do evento. As bandas poderão efetuar as inscrições no período de 1º de abril a 1º de maio de maneira digital.

O Araraquara Rock é um dos principais festivais de música do país voltados ao cenário independente, além de ser ferramenta fundamental de difusão cultural na cidade. Promovido pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, e FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara – em parceria com o SESC Araraquara, o evento é realizado todo mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, com shows e atividades complementares que valorizam a cena de Rock e Metal que acontece fora do circuito comercial.

A edição do Araraquara Rock 2022 integra as comemorações municipais do centenário da Semana de Arte Moderna. Dentre os vários movimentos relacionados à atividade modernista do período, o Movimento Antropofágico foi o escolhido por apresentar maior convergência com os anseios e as lutas do Rock.

“Apropriando-se de sonoridades e estéticas estrangeiras, sem nunca perder de vista o reconhecimento e valorização da cultura brasileira, contribuindo para a construção da nossa música, o rock foi, é e será sempre antropofágico! Que possamos nos encontrar neste banquete sonoro de múltiplas convergências!”, aponta a organização.

Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock” do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Vale destacar que uma comissão organizadora foi formada para a produção do Araraquara Rock. O evento conta com coordenação de Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura, e curadoria de Flávio Plex.

Inscrições – Podem se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. As inscrições serão realizadas apenas pela internet, no período de 1º de abril a 1º de maio de 2022.

As páginas “Araraquara Rock” no Facebook e no Instagram podem ser utilizadas como plataformas para consultas das bandas interessadas em participar do evento, para acesso do regulamento e informações gerais ao público.

O regulamento também está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, no link: https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/ARARAQUARAROCK2022REGULAMENTO.pdf .

Para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações, como: release completo da banda; pôster da última apresentação ao vivo; mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras (quando houver) para avaliação; definição de gênero estabelecida (se é banda de Rock ou Metal).

Haverá pagamento às bandas selecionadas, a título de premiação cultural: sendo o valor de R$ 1.000,00 para as bandas vencedoras das seletivas. Ainda, as bandas de cidades que estiverem a mais de 150 km de distância, receberão ajuda de custo de R$ 300,00.

Serão selecionadas nove bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por: 5 críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade; e 5 críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais.

Importante destacar que, entre as nove bandas selecionadas, quatro deverão vir de Araraquara. A organização aponta que será considerada “banda local” aquela que, entre seus componentes, tenha pelo menos 50% dos integrantes com residência comprovada em Araraquara.

A comissão de seleção seguirá os seguintes critérios: qualidade musical e criatividade.

A publicação dos resultados será feita no dia 16 de maio de 2022, na página “Araraquara Rock” do Facebook e Instagram, nos Atos Oficiais Municipais, em jornal de circulação local e no site www.araraquara.sp.gov.br – Editais da Cultura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.