Araraquara recebe “Esquenta” da primeira edição da FliSol

0
216

Atividade realizada pelo Instituto Colibri marca início da programação da Feira Literária que será realizada entre outubro e novembro

Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de agosto, às 10 horas, a Biblioteca Municipal de Araraquara recebe a “Esquenta”, primeira atividade que marca a organização da 1ª edição da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol. O evento, realizado pelo Instituto Colibri, tem a parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, e contará com várias ações. A FliSol está prevista para ser realizada nos meses de outubro e novembro, contando com programações para atender os públicos: adulto, juvenil e infantil.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Para a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre a importância da literatura. “Sem dúvida a FliSol trará uma diversidade de ações que serão importantes não só para os artistas e escritores do segmento literário, mas também para a cidade, que entra num circuito importante que envolve grandes nomes da literatura no Brasil. Além disso, fortalece essa linguagem tão fundamental na formação do cidadão, seja na valorização da leitura para a construção de uma consciência crítica, como também do nosso patrimônio e dos nomes que representam e os que virão a representar nossa cidade”, enfatizou Teresa.

Esquenta

Com a proposta de integrar o público, a Esquenta FliSol será realizada nos meses de agosto a setembro de 2022, com atividades do segmento literário, provocando o interesse pela leitura e estimulando a participação da cidade e região. A programação diversa prima pela qualidade, fortalecendo a capacidade do projeto de fomento à leitura, e a valorização do patrimônio cultural imaterial. A FliSol contempla encontros, compostos por escritores e convidados, que ao trazerem temas diversos para a discussão provocam interesse do público e da imprensa.

Homenagem

O autor homenageado da 1ª FliSol é o autor, contista, romancista, jornalista, araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, que em 2019 tomou posse da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras. Ignácio possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Recebeu, entre outros prêmios, o Jabuti em 2008. Em 2016 foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Esta homenagem, além de ser o reconhecimento de um grande autor brasileiro pelo seu conjunto de obras, tem como proposta incentivar a leitura e a escrita de crianças, adolescentes e jovens araraquarenses.

Curadoria

A Festa Literária traz na sua curadoria Luana Antunes, que é Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (2014). É professora adjunta do Instituto de Linguagens e Literaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE), e autora do livro “Pelas águas mestiças da história: uma leitura de O outro pé da sereia, de Mia Couto” (Eduff/2010).

Silvana Santoro, além de Liana, também atua na curadoria. Silvana cursou letras na UNESP Campus de Araraquara entre 1981 e 1984. Posteriormente fez mestrado na área de Estudos literários, tendo escrito uma dissertação, cujo título é O teatro de Nelson Rodrigues: escritura textual e escritura cênica, sob a orientação da professora doutora Lídia Fachin. No decorrer dos últimos 37 anos, vem se dedicando ao ensino da língua portuguesa, sobretudo, da Literatura brasileira e portuguesa em escolas públicas e particulares. Atuou como atriz e diretora de teatro durante mais de trinta anos.

Além disso, a FliSol também conta com a curadoria de ações educativas, que fica por conta de Reginaldo Anselmo Teixeira. Reginaldo é doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Professor da Prefeitura Municipal de Araraquara e integra a equipe de Curadoria e Ações Educativas.

A identidade visual da Feira, assim como as ilustrações da exposição são do artista plástico Lauro Monteiro. Araraquarense, atualmente Lauro vive em Paraty (RJ). Sua formação vem das artes plásticas e em 1980 fez sua primeira exposição individual com desenhos e pinturas. Em seguida, participou da Bienal Internacional de São Paulo, Núcleo I – Arte Postal, sob a curadoria de Walter Zanini. Até os dias atuais, seus trabalhos percorreram vários espaços no Brasil e no exterior, onde as mais importantes exposições internacionais foram “Geo-Grafia Verde”, em Florença e Veneza, (Itália); “Armazém Brasil”, em Salamanca (Espanha) e Torres Vedras (Portugal), apresentando a exposição “Acalanto para Caymmi – 100 anos”. Em Araraquara, foi duas vezes secretário da Cultura (2001-2004 e 2006-2008). Em seu estúdio em Paraty, atua em diversos projetos artísticos culturais no Brasil, assim como em Portugal.

Sobre a realização

Além da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, a FliSol, realizada pelo Instituto Colibri, coordenado por Bernadete Passos, conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

O Instituto Colibri é uma instituição sem fins lucrativos, criado em 2007 em Araraquara, e com filial em Paraty desde 2010, que tem como missão democratizar e fortalecer a cidadania, promovendo inclusão social por meio de projetos culturais, educacionais, esportivos e ambientais. O Instituto Colibri atua com projetos socioculturais, entre eles o Clube do Livro Colibri, em Araraquara, e uma Biblioteca Comunitária em Paraty.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.