Araraquara precisa de projeto de rearborização

0
451

Vereadora Filipa Brunelli (PT) reforçou urgência da medida em solicitação enviada à Prefeitura

Imagens do céu de Araraquara encoberto por poeira e poluição movimentaram as redes sociais na quarta-feira (8) e foram assunto de muitos jornais. Além da falta de chuva, outra escassez que contribui para este cenário chama a atenção da vereadora Filipa Brunelli (PT): a de árvores. O pedido de arborização total da cidade, principalmente da região central, foi formalizado à Prefeitura por meio da Indicação nº 3.902/2021.
“A qualidade do ar fica comprometida pela emissão de poluentes automotivos e pela emissão de poluentes advindos de atividades industriais. Desta forma, fatores como a ilha de calor, o regime pluviométrico, o balanço hídrico, a umidade do ar, as ocorrências de tempestades e chuvas ácidas precisam ser consideradas”, elenca a parlamentar, para quem a arborização urbana não deve ser vista apenas como artifício ornamental, “e sim com funções específicas, como a de deter ou canalizar ventos, servindo como um ótimo condicionador térmico natural”, elenca.
No documento, a Filipa anexa fotos históricas do centro da cidade, “onde quase 100% das ruas eram arborizadas, realidade completamente distinta da qual nos deparamos atualmente”, compara. A vereadora reforça a importância da vegetação para redução das temperaturas do ambiente e aumento da umidade do ar. “Utilizar a arborização urbana como um dos instrumentos para uma cidade ecológica é colaborar para um desenvolvimento urbano que impacta de forma positiva na vida dos munícipes e, principalmente, na redução dos gastos públicos”, complementa. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.