Araraquara participa do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA)

0
187
Cidade teve sua experiência relatada pela coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura, Silvani Silva


O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), que é uma plataforma colaborativa criada para facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica, realizou sua primeira reunião, de forma online, e contou com representantes de 23 municípios brasileiros — além das cidades mentoras, que foram Curitiba-PR, Belo Horizonte-MG e Recife-PE — e Araraquara foi uma das cidades que tiveram suas experiências compartilhadas nessa área.

A cidade foi representada pela coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura, Silvani Silva, que explicou sobre as políticas públicas que envolvem esse segmento. “Em tempos onde a fome assombra o país, é muito importante partilharmos nossos conhecimentos com as demais cidades e com elas adquirir novos conhecimentos e medidas de combate à fome e à pobreza. Somente ensinando e aprendendo podemos fazer uma política de segurança alimentar eficiente, eficaz e efetiva, que dê conta de solucionar a questão”, explicou.

Segundo ela, o LUPPA começou em agosto de 2021 com uma série de webinars abertos ao público em geral, que trouxeram os principais temas e desafios contemporâneos para a formação dos sistemas alimentares urbanos. Desde então, foram várias reuniões com workshops, mesas-redondas, desafios e diálogos, que se estenderam até as últimas semanas. “Foi uma longa jornada de troca de experiências e debates em torno das políticas de segurança alimentar e nutricional”, completou Silvani.

O conceito do projeto

O LUPPA é um projeto idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã, realizado em conjunto com o ICLEI América do Sul, com parceria metodológica da Reos Partners, e que conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga e do ICS – Instituto Clima e Sociedade. O projeto foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos. Trata-se de um laboratório de políticas públicas que responde à necessidade de ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação, e responde também à necessidade de se ampliarem as fontes de dados e informações sobre os sistemas alimentares locais.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site luppa.comidadoamanha.org.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.