Araraquara foi escolhida entre vinte cidades do Estado de São Paulo que irão receber um Telecentro de informações e negócios, destinado a pequenos empreendedores que não dispõem de acesso às vantagens oferecidas pela informática e pela internet.
Para a montagem do Telecentro, a Prefeitura de Araraquara irá receber R$ 20 mil para a aquisição dos equipamentos. O programa desenvolvido em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio e a Telefónica.
A projeção da prefeitura é que o espaço, ainda a ser definido, tenha capacidade para 20 microcomputadores pessoais e mais impressora.
O Telecentro irá ser utilizado para fazer a articulação entre os vários programas mantidos pela prefeitura, como o Banco do Povo e a Incubadora de Empresas. Mais que a articulação local, o projeto vai interligar também todas as cidades com a mesma estrutura.
“A partir da vinda dos computadores, a prefeitura irá implantar, em definitivo, a incubadora de serviços, para empresas de webdesign, assessoria de comunicação, entre outras”, afirma o prefeito Edinho Silva.
Além da ampliação da rede de informações, a internet também é um veículo para aumentar as vendas. As empresas terão oportunidade de fazer suas home pages e se beneficiarem do e-commerce (comércio virtual).
O que é o Telecentro de Informações e Negócios?
É um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos. Serve como um instrumento para aproximar os empresários, as instituições públicas e privadas,as organizações não governamentais e a sociedade em geral.
É composto por vários computadores interligados em rede local e conectados à internet e tem a orientação de monitores capacitados para atender às demandas dos usuários dos Telecentros.
Alvos
Como ferramenta de apoio e capacitação do:
* empreendedor;
* empresário;
* trabalhador; e
* sociedade em geral.
Qual o seu objetivo?
Inserir a microempresa e a empresa de pequeno porte na Sociedade da Informação, por meio do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Criar oportunidade de negócios e trabalho que induzam ao crescimento na produção e geração de emprego e renda.
Quais os benefícios?
* Capacitação dos empresários e dos trabalhadores no uso das tecnologias da informação;
* Surgimento de novos empreendimentos;
* Ampliação das exportações;
* Maior articulação entre entidades;
* Melhoria no nível de qualidade de produtos e serviços;
* Fortalecimento de projetos de arranjos produtivos;
* Novas parcerias.