Araraquara ganha 7.093 novas árvores em 2021

0
92
Foto: Tetê Viviani

Os novos exemplares foram plantadas no decorrer do ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade com o apoio da iniciativa privada

A cidade de Araraquara ganhou somente neste ano de 2021 7.093 novas árvores. O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em seu balanço anual de atividades. Do total, 898 árvores foram plantadas pela Gerência de Arborização, Conservação de Áreas Verdes e Biodiversidade e as outras 6.195 foram plantadas em parceria com a iniciativa privada.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, deu destaque para o plantio de 1.269, referentes às crianças nascidas de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, por meio do projeto de sua autoria ainda enquanto vereador “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”.
“Este projeto vai ficar marcado para todas as crianças que nasceram a partir daquela data [de aprovação da lei]. São 3.100 crianças nascidas até outubro deste ano. Hoje são 1.279 mudas plantadas. Vão faltar 1.821, mas nós já temos essas mudas e vamos continuar o plantio enquanto a chuva vai nos abençoando”.
Porsani também destacou iniciativas como a revitalização da Bento de Abreu e de outros locais como o pontilhão da Alameda Paulista, Balão das Roseiras; Av. Luis Alberto; Rua Napoleão Selmi Dei; Balão da CTA; praça da av. Luiz Alberto; praça Memorial da Liberdade; e praça do Teatro Municipal. “Entre os serviços, foram feitos manutenção dos canteiros centrais, praças e dispositivos viários, manejo da arborização urbana com substituição de exemplares que estavam condenados”.
Outra ação importante realizada na área de arborização urbana foi a criação dos ‘Espaços Árvores’ e ‘Florestas Urbanas’. A iniciativa atendeu a Diretiva de Arborização Urbana do programa do governo do estado “Município VerdeAzul”.
“Os ‘Espaços Árvores’ são canteiros para árvores, com dimensões grandes, ideais para o desenvolvimento das raízes, de forma que não haja dano no passeio e favorecendo o bom desenvolvimento das espécies, localizados nos passeios públicos, em frente a prédios municipais. Já as ‘Florestas Urbanas’ são os trechos de passeios públicos e/ou canteiros centrais, que concentram diversos desses espaços”.
Dentre as ações da área de arborização urbana, o secretário apontou também o projeto “Inventário Arbóreo” que deu início ao tombamento de 12 árvores centenárias e o lançamento do novo “Manual de Arborização Urbana”. “Essas duas ações irão ajudar na preservação e manutenção da nossa arborização urbana e o novo manual traz informações importantes para a população colaborar nesta tarefa”.
O secretário aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o Daae e a iniciativa privada. “O apoio que recebemos da autarquia e de empresas como o grupo São Martinho (Unidade Usina Santa Cruz) e a Poty, foi essencial para termos esses avanços em relação à arborização urbana”. Segundo Porsani, a expectativa para o próximo ano é plantar ainda mais árvores e investir na manutenção urbana da cidade. “Esperamos continuar com nossos projetos de arborização e iremos buscar novas parcerias para garantir a manutenção da nossa arborização urbana”. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta