ARARAQUARA E SEUS PROBLEMAS

Colaboração: João Luiz Ultramari

Sinalização: Araraquara é uma das cidades mais bem sinalizadas. Antigamente, a Secretaria de Trânsito confeccionava e reformava as placas usadas, reduzindo os custos em mais de 50%. Atualmente, vemos na área central a substituição dessas placas por outras mais modernas, com indicações de locais. No entanto, não se sabe por que as placas antigas não estão sendo reaproveitadas nos bairros que necessitam de sinalização.

O material das placas retiradas poderia ter sido reutilizado, assim como foi feito com os materiais das antigas linhas de ônibus elétricos da CTA, que seriam transformados em sucata. Também houve a troca das pinturas das placas indicativas de ruas e avenidas, mas os bairros permanecem sem sinalização.
Em época de eleições, muitas ações são realizadas, mas é lamentável sinalizar esquinas de ruas e avenidas sem tampar os buracos. Algumas valetas profundas das ruas e avenidas estão sendo reduzidas, mas muitas ainda causam prejuízos aos veículos.

Falta manutenção das placas de trânsito, reposição das que estão faltando e sinalização adequada em ruas sem saída.

Há sinalização próxima a lombadas com limite de 50 km/h, o que leva a frenagens bruscas, como na Avenida José Bonifácio esquina com a Rua Comendador Pedro Morgante. Seria importante um disque-socorro para o setor de trânsito.

Limpeza: Há uma regulamentação de horário para a colocação de lixo nas ruas, especialmente agora com a coleta de produtos recicláveis, mas essa regra não é obedecida, principalmente por moradores, prédios e empresas, que colocam o lixo nas ruas desde cedo, atrapalhando os pedestres e atraindo andarilhos, moradores de rua e animais, que reviram os sacos plásticos, sujando as calçadas e ruas. Falta publicidade por parte do município a respeito dessa questão, ou a criação de um Disque Denúncia para que o setor competente tome as providências necessárias.

Árvores: Não há um projeto adequado para solucionar os problemas relacionados às grandes árvores, muitas das quais estão em risco de cair, enquanto outras estão destruindo calçadas, causando lesões aos pedestres que não conseguem transitar com segurança. Com as ocorrências de chuvas e vendavais em todo o país, o pior pode acontecer se providências não forem tomadas. Um exemplo é a situação na Avenida Espanha com a Rua Expedicionários do Brasil, onde três árvores no mesmo espaço estão destruindo a calçada e atrapalhando os pedestres. Esse problema já foi denunciado diversas vezes, mas nada foi resolvido.

Além disso, muitos munícipes estão retirando árvores e cimentando os canteiros, sem plantar outras no lugar, mesmo que sejam pequenas e floridas. Um disque-socorro/denúncia para o setor competente seria uma medida importante.

Chafariz do Pátio da Prefeitura: O chafariz, desativado há muitos anos, deveria ser reativado ou o espaço ocupado para outra utilidade que beneficie a população.

Eleições: A partir do dia 5, serão oficialmente divulgados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, assim como as propagandas eleitorais. É só aguardar.

É vergonhoso o que acontece no mundo em relação à apuração das eleições. Na Venezuela, onde votos e boletins “sumiram”, o presidente foi anunciado como vencedor antes da apuração do pleito.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja Santa Cruz realiza Ação de Saúde e Cidadania na Festa do Padroeiro, nesta quarta-feira (11)

Combate à gordofobia: nutricionista reflete sobre os impactos e desafios da discriminação

Nove estados do Brasil estão sob alerta de baixa umidade;médicos chamam atenção para riscos à saúde

50% dos pais não percebem sinais de comportamento suicida nos filhos

Governo de SP lança programa de transporte aéreo gratuito de órgãos para salvar vidas

CATEGORIAS