Araraquara é selecionada para pesquisa EPICOVID-19/SP

0
697
DCIM101MEDIADJI_0107.JPG

Estudo da Unicamp e Universidade Federal de Pelotas começa nesta quinta (30) e prossegue até 03 de outubro, com aplicação de questionário e testagem

Araraquara vai integrar os 11 municípios do Estado de São Paulo que participação da pesquisa intitulada “EPICOVID-19/SP: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Estado de São Paulo”, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Para isso, equipes da pesquisa estarão circulando pela cidade a partir desta quinta-feira (30), até o domingo, dia 03 de outubro.
O objetivo do estudo, que será executado pelo Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, é estimar o número de pessoas infectadas pelo coronavírus nos municípios, identificar os grupos profissionais mais expostos na pandemia, novas variantes do coronavírus, aspectos sobre a vacinação, entre outros. Os resultados vão orientar atuação do MPT em inquéritos e políticas de Vigilância Sanitária, inclusive para futuras pandemias.
De acordo com os coordenadores, a pesquisa consiste na aplicação de um questionário que terá questões sobre diagnóstico da doença, sintomas, vacinação e relacionadas ao trabalho, e na realização de coleta de sangue através de punção digital em papel filtro.
Ao término do trabalho de campo, as amostras de sangue serão encaminhadas para análise do Laboratório de Estudos de Autoimunidade da Unicamp. A Secretaria Municipal de Saúde será informada sobre os casos positivados.
As equipes de campo passaram por treinamento metodológico e de biossegurança, visando o cumprimento rigoroso de todas as medidas sanitárias. Todos serão testados para Covid-19 e estarão devidamente identificados, com crachás.
Em caso de dúvida, os munícipes podem ligar na Vigilância Epidemiológica, no (16) 3303-3106 ou 3303-3103, ou ainda no 0800-771 7723.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.