Araraquara é referência nacional no enfrentamento à Ômicron

0
446

Testagem em massa para Covid-19: Prefeitura de Araraquara aplica em média 2 mil testes por dia, sendo referência nacional

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo em média 2 mil testes para Covid-19, diariamente, para as pessoas com sintomas gripais e também assintomáticos, em diferentes pontos da cidade, incluindo unidades de saúde em bairros, praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração, além do polo de triagem da UPA da Vila Xavier.
A estratégia é testagem em massa para diagnosticar rápido e em escala, isolar os positivados e seus comunicantes, fazer monitoramento e oferecer assistência médica.
Isso vem sendo feito desde o início da pandemia e está sendo intensificado neste momento em que, em decorrência da chegada da variante Ômicron na cidade e das festas de fim de ano, houve um aumento do número de casos.
Nesta quinta (6), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde ampliam ainda mais os pontos de testagem na cidade.
Serão instalados pontos de testagens nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília. Serão aplicados 100 testes diários em cada uma das unidades, das 9h às 13h de segunda a sexta-feira.
Também está sendo ampliado o horário de testagem na praça Santa Cruz. Serão até 600 testes aplicados na praça, das 7h30 às 18h30, todos os dias, de domingo a domingo.
Continua a testagem no Terminal Central de Integração (TCI), das 13h às 17h30, com 150 testes por dia. E o horário estendido das 17h às 20h para atendimento Covid e testagem, nos postos do Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina. Totalizando, assim, 8 unidades de saúde nos bairros de Araraquara, atendendo pela manhã e também no final do dia.
Desde o início da pandemia, segundo balanço divulgado semanalmente no boletim diário de Contingência do Coronavírus de Araraquara, a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou quase 296 mil testes para Covid-19 em Araraquara.

OUTRAS MEDIDAS

Além de ampliar a testagem, outras medidas de contenção da transmissão do coronavírus estão sendo adotadas a partir desta semana.
Além de manter o atendimento e testagem 24 horas de sintomáticos no polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier, a UPA Central estará atendendo crianças com idade até 12 anos com síndrome gripal, também 24 horas.
A Prefeitura também dobrou o número das equipes de bloqueio, de 8 para 16 equipes, que são responsáveis pelo rastreamento e testagem de comunicantes e orientação sobre o isolamento necessário.
E estão sendo mantidas as equipes de visitas domiciliares a idosos e a pessoas com comorbidades, que não são casos de internação, incluindo as visitas a todas as casas de acolhimento de idosos do município, além de monitoramento nos Centros de Reabilitação Masculino e Feminino, Penitenciária e Fundação Casa, em caso de surtos. E continuará a testagem nas escolas municipais.

Pontos de testagem para Covid-19 – a partir de 6 de janeiro

Das 7h30 e às 18h30 – de domingo a domingo
Praça Santa Cruz (600 senhas diárias)

Das 13 às 17h30 – de segunda a sexta-feira
Terminal Central de Integração (150 senhas diárias)

Das 17h às 20h – de segunda a sexta-feira

  • Posto de Saúde do Cecap (100 senhas diárias)
  • Posto de Saúde do Selmi Dei I (100 senhas diárias)
  • Posto de Saúde do Jardim Paulistano (100 senhas diárias)
  • Posto de Saúde do Santa Angelina (100 senhas diárias)

Das 9h às 13h – de segunda a sexta-feira

  • Quiosque anexo ao posto do Jardim Marivan (100 senhas diárias)
  • Quiosque anexo ao posto do Jardim Brasília (100 senhas diárias)
  • Quiosque anexo ao posto do Jardim Cruzeiro do Sul (100 senhas diárias)
  • Quiosque anexo ao posto do Parque São Paulo (100 senhas diárias)

Atendimento médico e testagem

24 horas – todos os dias
– Polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier
Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.