Araraquara assina Termo de Cooperação com cidades da região para recebimento de animais da Fauna Sinantrópica

0
382

O Termo de Cooperação de ação intermunicipal foi proposto pelos interlocutores do programa Município Verdeazul de Araraquara, Américo Brasiliense, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibitinga, Macatuba, Motuca, Nova Europa e Trabiju

Na manhã desta sexta-feira (08), foi assinado o Termo de Cooperação para o recebimento de animais da Fauna Sinantrópica (aranhas e escorpiões de importância médica), pelo Centro de Controle de Fauna de Fauna Sinantrópica (CCFSA) de Araraquara.

Na mesma ocasião foi ministrada a palestra “Meio Ambiente e Fauna Sinantrópica” para os técnicos das áreas da Saúde e Meio Ambiente dos municípios da região, apresentadas pelo Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde de Araraquara, Rodrigo Contrera Ramos e pelos Técnicos do CCFSA.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi realizado no Centro Municipal de Educação Ambiental de Araraquara, localizado na Unidade de Conservação de Proteção Integral/Parque Natural Municipal do Basalto.

Participaram do evento 32 Técnicos de 12 municípios (Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibitinga, Macatuba, Motuca, Nova Europa, Santa Lúcia e Trabiju).

O coordenador de Vigilância em Saúde apresentou o Termo de Cooperação e os protocolos de como deve ser o envio de aranhas e escorpiões de importância médica para o Centro de Controle de Fauna Sinantrópica de Araraquara. “Também falamos de como devem ser enviadas as solicitações para as futuras capacitações de técnicos dos municípios que participaram”.

O técnico do Centro de Controle de Fauna Sinantrópica de Araraquara, Rodrigo Ilho, apresentou a palestra “Meio Ambiente, Ações Sinantrópica e Animais Sinantrópicos”. “As ações humanas interferem no ciclo de vida dos animais, fazendo que alguns se tornem indesejáveis para o homem, pois podem causar doenças e causar graves acidentes”. Ele explicou os motivos da proliferação do Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) e as medidas de manejo ambiental necessárias para o controle desses animais, além da bioecologia dos escorpiões.

O gerente de Proteção de Área Ambiental, João Henrique Barbosa, em sua palestra, tratou sobre a fauna sinantrópica emergente e o aparecimento da fauna silvestre em áreas urbanas, resgate e soltura de animais silvestres. “As ações que buscam preservar o meio ambiente são essenciais para manutenção da biodiversidade”.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, relembra que no ano passado o termo foi assinado pelos municípios de Araraquara e Américo Brasiliense.

“Dando continuidade ao Termo de Cooperação, no ano de 2022, aderem e celebram o Termo os Prefeitos e Interlocutores do Programa Município VerdeAzul de Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibitinga, Macatuba, Motuca, Nova Europa, Santa Lúcia e Trabiju”.

Valter reforça que o objetivo da atividade foi estabelecer um protocolo para o envio dos animais da fauna sinantrópica peçonhenta (aranhas e escorpiões de importância médica) para o CCFSA de Araraquara, realizar troca de experiências, definir datas para futuras capacitações, treinamento de campo e a conscientização e sensibilização ambiental para prevenção da proliferação desses animais. “Durante o encontro foram propostos temas para serem discutidos nos próximos encontros, bem como, o agendamento de visitas técnicas aos municípios que necessitarem de apoio para o controle desses animais”, conclui.

Ocorreu também a entrega de material educativo para todos os presentes. Panfletos sobre arborização urbana, queimadas, bolsões, escorpiões, gambás e cartazes sobre a Fauna sinantrópica doados pelo Instituto Butantan. Além disso, foram distribuídas Cartilha da Fauna de Araraquara aos participantes. Estes documentos técnicos podem ser encontrados no site da Prefeitura de Araraquara (https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/meioambiente) .

 

 

__________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.