Araraquara: 207 anos de trabalho, dedicação e avanço

Eliana Honain (*)

Neste dia 22 de agosto, Araraquara celebra mais um ano de sua rica história, marcando 207 anos de superação e crescimento. Esta data não apenas nos convida a refletir sobre as conquistas passadas, mas também a olhar para o futuro com esperança e determinação. Araraquara tem demonstrado que, através de trabalho árduo e dedicação, é possível avançar rumo a um futuro ainda mais próspero.

Nos últimos anos, enfrentamos desafios que testaram nossa capacidade de adaptação e resiliência. A pandemia de Covid-19 foi um desses momentos, em que nossa prioridade foi proteger a vida de nossos cidadãos. Com uma liderança segura e comprometida, seguimos as recomendações científicas, implementamos uma extensa rede de testagem e criamos estruturas de saúde que salvaram inúmeras vidas. No auge da pandemia, investimos em ações sociais para apoiar os mais vulneráveis. A criação da Rede de Solidariedade permitiu distribuir alimentos às famílias necessitadas, mostrando que a solidariedade é um pilar fundamental de nossa comunidade.

A força do trabalho e a união da população permitiram superar não apenas a pandemia, mas também desafios naturais, como as enchentes de 2022. As vidas perdidas naquela tragédia se tornaram eternas na memória de nossa cidade, inspirando cada passo que damos rumo a um futuro mais seguro e solidário. Em relação aos danos físicos causados, a Prefeitura se mobilizou e, com o auxílio dos governos Federal e Estadual, recuperou esses locais, com destaque para a construção de novas pontes na Avenida 36, Rua Nove de Julho e Rua 5 e Meio. Assim, Araraquara provou que está preparada para enfrentar adversidades e recomeçar sempre que necessário.

E depois desses momentos de grandes desafios, Araraquara entrou em um período de recuperação e desenvolvimento econômico. Serviços como tapa-buracos, recapeamento, poda de árvores e limpeza voltaram a ganhar força. Com o apoio do Governo Federal, a Prefeitura está resolvendo o problema antigo de enchentes na Via Expressa. Serão R$ 143 milhões para fazer a maior obra de infraestrutura da nossa história e preparar a nossa cidade para o futuro. E também é com apoio do Governo Federal que a cidade se tornou um grande canteiro de obras nas áreas da Saúde e da Educação, garantindo melhores condições de atendimento para a população e melhores condições de trabalho para nossas equipes.

A dedicação em proporcionar qualidade de vida é evidente nas ações voltadas para a inclusão social. A revitalização de espaços de cultura e lazer, como o Teatro Municipal e o Parque do Basalto, e a criação de unidades de acolhimento, como a Casa de Acolhimento LGBTQIA+ e a Casa das Margaridas, destacam o compromisso da cidade com uma sociedade mais justa e igualitária.

Programas como o Educa Mais Araraquara reforçam a importância da educação como um pilar para o futuro, melhorando a qualidade da aprendizagem para superar as dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia. Fizemos ainda o Saúde Cidadã, que agilizou, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados para pacientes do SUS. Além disso, são inúmeras ações voltadas para o cooperativismo e a geração de trabalho e renda.

Araraquara também se destacou em rankings nacionais por sua segurança e qualidade de vida, comprovando que o caminho escolhido é o correto. A Morada do Sol está entre as 10 melhores cidades para se viver do Brasil, segundo o Índice de Progresso Social, e também entre as 12 melhores cidades para se viver, segundo um estudo do portal Gazeta do Povo. Araraquara também foi apontada como a segunda cidade mais segura do país para se viver entre aquelas com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, além de ter o menor índice de homicídios do Brasil entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

Neste 207º aniversário, Araraquara tem muito a comemorar. Com um passado de conquistas e um futuro promissor pela frente, a cidade continua a avançar, guiada pela segurança de suas escolhas e pela dedicação incansável de sua liderança. O caminho está traçado e Araraquara segue firme, pronta para encarar os desafios e celebrar novas vitórias.

(*) É ex-secretária de Saúde e candidata à Prefeitura de Araraquara.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio grave no Gerdal

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

FliSolzinha realiza espetáculo para os estudantes da Rede Municipal de Ensino

Futsal masculino faz grande jogo contra Ribeirão Preto

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS