Colaborador: Bruno Sanches Bosso Munhoz
A SOCIEDADE DA NEVE
Baseado em uma história real, o filme trata sobre a queda de um avião da força aérea uruguaia, o qual foi fretado para transportar um time de rugby, seus amigos e familiares. Por causa do mal tempo e de uma forte turbulência, o avião acabou se chocando com a Cordilheira do Andes, dividindo-se em duas partes. Dos 45 tripulantes, 12 morreram na queda e apenas 16 foram salvos no final. O filme trata sobre eles, sobre os sobreviventes, sobre como aguentaram passar 2 meses e 10 dias no alto da cordilheira, sem comida, sem fonte de água e acompanhados pelas baixas temperaturas da montanha.
O filme se baseia nos relatos dos sobreviventes e no livro homônimo de Pablo Vierci, “A sociedade da Neve”. Acompanhamos então todo o processo da viagem, desde o embarque dos passageiros até os sobreviventes serem encontrados em meio a neve. Passando por todo o drama de superar o luto dos amigos e familiares mortos.
Não foi só o roteiro que se baseou na realidade, a maquiagem e a fotografia foram impecáveis. A cada cena dos tripulantes no meio de toda aquela neve (sim, os atores foram para a montanha filmar), víamos cenas lindas retratando toda a imensidão maravilhosa do mundo ao nosso redor e como somos uma pequena parte dele.
Creio que não podemos julgar o que eles fizeram lá em cima durantes o tempo ilhados no alto da montanha. Assistimos a esse filme no conforto de nossas casas, em nossos sofás, com comida na geladeira e banho quentinho nos esperando. Naquele ambiente, mesmo quando foram levados a recorrer aos seus instintos animais de sobrevivência, a ética e a sociedade prevaleceram, assim como a vontade de viver, de rever entes queridos e, possivelmente, seria isso que nos motivaria se estivéssemos no mesmo lugar que eles.
Por fim, esse é um ótimo filme. Acabei vendo só agora mas lembro que quando lançou foi muito bem falado pela mídia e por toda a galera que curte filmes baseados em fatos reais. “A sociedade da neve” é indicado para maiores de 14 e está disponível na Netflix. Assista assim que puder e agradeça pela sua cama quentinha nesse frio que faz em Araraquara neste momento. Nota: 9,5/10. Obrigado.
Foto: Internet