Américo, Santa Lúcia e Araraquara têm água

Outras cidades da Região Central também têm, mas, qual o cuidado com o precioso líquido do Aquífero Guarani? Como vai a realimentação do gigantesco lençol freático? Por analogia, "Evite perdas e desperdícios".

"As perdas e desperdícios são gastos que não trazem retorno. Por isso, é fundamental que o empresário saiba a diferença entre eles a fim de que tenha uma visão mais clara da real necessidade de racionalização de recursos materiais e humanos. Desperdício é o mau aproveitamento. É tudo aquilo que não é usado corretamente e, por conta disso, acaba se estragando ou se quebrando, por ter sido empregado de forma inadequada. Um empilhamento excessivo de produtos acaba quebrando e avariando itens por conta dessa desatenção. Ou, por exemplo, um saco de arroz rasgado no estoque, que será jogado fora por não estar mais em condições de venda. Em ambos os casos, haverá diminuição de um item disponível para venda e, por consequência, perda no valor correspondente ao que essa mercadoria custou para o empresário. O desperdício, entretanto, não tem retorno e come as margens de lucro.

Já as perdas são inerentes ao processo produtivo e algumas podem ser contabilizadas como despesa, pois são consequências de um uso normal e seu custo já está embutido nos riscos do negócio, como os retalhos de pano de uma fábrica de camisas. Assim, havendo um sistema, haverá baixas. Logo, quanto maiores forem essas perdas computadas, menor é a eficiência desse sistema. Por isso a importância da conscientização na capacitação do pessoal envolvido nos processos e da transmissão de conhecimento sobre operação e procedimentos corretos que devem ser adotados. Vale também observar concorrentes, fornecedores e outras empresas sobre o que estão fazendo sobre o assunto.

Fazer com que o sistema de gestão melhore continuamente, evitando perdas e otimizando o atendimento aos seus clientes a fim de aumentar competitividade, receita e lucro deve ser o objetivo maior de toda empresa.

Ter essas definições claras podem ajudá-lo a fazer o controle dos gastos da sua empresa de maneira mais tranquila.

P.S. O texto do Sebrae cai como luva nas perdas e desperdício da água. Temos que cuidar desse bem essencial infelizmente finito, que pode acabar.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Araraquara conquista Selo Prata rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11)

Ãh? Repete o que você falou? Veja como identificar os primeiros sinais de perda auditiva

Etecs apresentam novidades para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2025

O Verão está chegando: Dermatologista alerta sobre a importância dos cuidados com a pele na estação

CATEGORIAS