Mãe de aluno, pedindo anonimato, informa que diretora Maristela, da Escola Municipal "Virgílio Gomes", Américo Brasiliense, terça-feira(13), proibiu s entrada de alunos sem uniforme. Isso é vedado pela legislação pertinente já que submete alunos a vexame e constrangimento desnecessário que é passível de punição, segundo o E.C.A.. Sem falar em alunos que tinham atividades para entregar e ficaram sem nota.
Resposta da Supervisora
A Unidade Escolar possui um regulamento interno (todas as unidades escolares também possuem) que determina diretrizes para bom funcionamento da Escola. Nele, estão relacionados itens para boa convivência escolar e desenvolvimento das atividades. Dentre eles que todos os alunos devem estar uniformizados. No caso de impossibilidade de aquisição os alunos devem frequentar as aulas com camiseta branca para facilitar a identificação.
Conforme apurado com a direção da Unidade Escolar, os alunos do 8º e 9º anos têm tentado descumprir o regulamento comparecendo às aulas com camisetas coloridas e/ou até mesmo cortadas, de modo a ficar extremamente cavadas. A direção, no intuito de garantir a organização e ordem na escola, tem solicitado aos alunos que retornem às suas residências, coloquem uniforme ou camiseta branca e voltem para aula. Tem, também, entrado em contato com os pais desses alunos para orientá-los a cumprir o que prevê o Regulamento da Escola, assinado pelos responsáveis anualmente ficando uma cópia com os mesmos para que tenham ciência de todas as regras visando um bom andamento da vida escolar. (Elizandra Marques de Assumpção, Supervisora de Ensino de Américo Brasiliense)