Américo é fato, cidade deve ser Américo

A reportagem do J.A. participou da reunião entre a prefeita Neusa Dótoli e os vereadores, um encontro alicerçado no bom senso. Todos os vereadores, presididos pelo Augusto Santana Rios, dirimiram suas dúvidas e defenderam o interesse da comunidade. O empreendedor Celso Ferreira de Moura foi transparente, mostrando-se idealista e incentivador do esporte. ôEm todas as categorias para impulsionar a carreira dos jovens futebolistas desta cidade que aprendi a amar. Estou atuando como filho de Américo. Podem confiarõ, afirmou com emoção ao agradecer aos colaboradores e principalmente ao Ricardo Rufino, Pedro Luís e Ricardo de Oliveira. A reportagem do J.A. fez algumas perguntas:

J.A. Presidente Augusto, quer dizer que a prefeitura vai mandar mensagem para ser apreciada pelos vereadores?

Augusto: isso mesmo, manda mensagem para ser apreciada pelos vereadores. Só que os vereadores têm que ter muito cuidado porque o nosso mandato vence dia 31 de dezembro de 2008. Por isso temos que pensar no município e não nos eventuais interesses pessoais. Então temos que agir com acerto para não prejudicar nem a empresa nem o município e que a parceria traga ótimo retorno à nossa população.

J.A. Vereador Lia, falou que ficou triste. Por que a tristeza?

Lia- A única coisa que eu fiquei triste é que eu sempre tentei ajudar Américo no esporte,levar a equipe até o profissional. Fiquei triste com o departamento de esporte da empresa Américo F.C. por não ter me convidado para fazer parte desse trabalho. Fiquei triste nesse sentido, mas, vou dar o maior apoio. O que precisar de mim vou estar à disposição para ajudar. É bom para a cidade.

J.A. Celso, a sua empresa está legalizada e inscrita na Federação Paulista de Futebol. Em outras palavras, a empresa não necessita de Américo para atender as normas legais?

Celso: Hoje nós temos a concessão de uso da Fonte Luminosa que o prefeito Edinho e a Fundesport concederam para que pudéssemos disputar o campeonato. Já que o nosso Estádio Municipal está inadequado, apresenta algumas falhas que precisam de solução. Por exemplo, no alambrado que necessita de consertos e de uma arquibancada para 5 mil pessoas.

J.A. O seu objetivo é que Américo Futebol Clube viva em Américo Brasiliense.

Celso: Sem dúvida, sou ameriliense, sou filho de Américo Brasiliense, quero abraçar o meu povo e dar um presente para ser embalado com muito carinho e entusiasmo.

J.A. Neusa Dótoli, se constar do projeto que a prefeitura vai se responsabilizar pela refeição dos atletas e transporte interno, pode dar problema. O Celso disse que esse dever é provisório. Então por que não se focar os pontos essenciais?

Prefeita Neusa: Juridicamente vamos analisar tudo o que foi discutido e certamente vamos procurar resolver da melhor maneira possível. Hoje, foi apenas uma discussão preliminar. Vamos elaborar o projeto, redigir o convênio para, ao depois, retomar a discussão com os nobres vereadores. O ponto central é que os poderes Executivo e Legislativo querem o certo e o que vai ao encontro do interesse da população. Tudo dentro da lei, com elevado bom senso a fim de realizar o sonho acalentado há muitos anos.

J.A. Prefeita Neusa, a reportagem aproveita para repercutir comentário na rua no sentido de que o município dá retaguarda à empresa particular. Mas, não se pode esquecer que a empresa Américo F.C. nem precisaria de Américo para disputar o campeonato oficial da FPF. Como analisa essa crítica?

Prefeita: Eu tenho a dizer somente que isso é um velho sonho de nosso Departamento de Esportes que agora se concretiza. Criticar é fácil, só que na hora de colocar a mão no bolso e pagar a taxa da FPF (R$ 100 mil) pouca gente teria feito. O Celso e seu sócio investiram e cabe ao Poder Público dar a sua cobertura. Encontramos um empresário sério, que mora em Américo Brasiliense e já enfiou a mão no bolso, já pagou a inscrição e ele mesmo está comprando um ônibus rodoviário para não depender do transporte da prefeitura. Trata-se de uma empresa séria que está há muito tempo em Américo. Damos credibilidade ao trabalho, aos esforços coletivos e não aos boatos. Acredito que isso é coisa de poucas pessoas que, com o passar do tempo, estarão ao nosso lado, do lado da cidade e de seu futuro brilhante. Damos essa arrancada pensando em nossos alunos da escolinha… esse é um trabalho de 23 anos que vamos concretizar agora. Essas crianças, que chegam aos 15 anos, quando saem da escolinha não têm perspectivas, agora abre-se o horizonte para eles. O craque vai ter um futuro, vai dar um futuro para a família que é um sonho justo e elogiável. É a concretização de um sonho de muitos, de muitos anos. Estamos felizes e confiantes num grande acontecimento para nossa cidade.

J.A. A essência de uma empresa é o lucro. Isso posto, Celso como vai ser dividido? O município vai ficar com uma parte?

Celso: Isso a gente vai ver quando do contrato que estamos fazendo com o município. Resgatando a pergunta: por que estamos usando equipamentos esportivos de Araraquara? Pegamos a documentação da Fundesport de concessão do Estádio da Fonte Luminosa só para calçar a gente perante a federação. Caso contrário nós nem teríamos entrado no arbitral já que nosso estádio, hoje, não tem a adequação exigida. Aliás, como já foi divulgado: arquibancada para 5 mil lugares, vestiário para deficiente, cabines de imprensa, e outras deficiências que nos levaram a buscar essa concessão da Funderport, com o máximo empenho do prefeito Edinho Silva, do capitão Durval, do André… a federação acatou a nossa entrada no arbitral e pronto. Mas, temos muito trabalho pela frente.

J.A. Quais os próximos passos para o Américo?

Celso: Vai sair a tabela, dia 20 de fevereiro. Estaremos incluídos e dia 20 de abril começa o campeonato profissional. Vem a ser a segunda divisão.

Vamos trabalhar com sub-15, sub-17 cujo campeonato também se iniciará em maio e vamos trabalhar também com juniores e tudo o mais com o Américo Esporte Clube para honrar as glórias esportivas da cidade.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam presença no FIDA 2024

Antes da volta ao Paulistão, Guerreiras Grenás conhecem grupo da Libertadores

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 99 – DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2024

Sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Ocupações lúdicas com elementos naturais neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS