Amor em cada colher de arroz-feijão

Maricel Rodrigues, merendeira do Projeto Reintegra Brasil, pelo trabalho especial realizado nessa ação social é indicada por Sarah Coelho para ser o destaque da edição do JA. Há 2 anos ela é a responsável pela alimentação dos meninos, desde junho de 2003. Em seguida, respostas para dar a idéia cristalina de um trabalho feito com amor.

JA- O cardápio tem uma elaboração especial?

M.R.- É feito através de produtos disponíveis e dentro de parâmetros que aprendemos nos cursos promovidos pela equipe da merenda escolar da Prefeitura.

Quais as preferências dos alunos?

Por serem extremamente carentes, a hora da refeição é para muito deles a hora mais esperada do dia. A preferência é pelo básico: arroz, feijão, carne e salada. Eu procuro, sempre que posso e com a disponibilidade de produtos, fazer um prato diferente para que eles possam saber que existe outro universo além do deles e passem a conhecê-lo. Procuro fazer que se alimentem com o necessário de vitaminas, proteínas e sais minerais para que, se não tiverem outra refeição ao longo do dia, possam estar bem alimentados à espera da próxima aqui no projeto.

Os meninos tomam suco no almoço e no lanche, todos os dias, e as frutas (banana, abacaxi e outras de época) na sobremesa e como complemento à tarde.

Quem fornece os alimentos?

A Prefeitura fornece a merenda, as frutas e o suco. Os legumes e as verduras são fornecidas também pela Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento.

Como é seu relacionamento com os meninos?

De respeito mútuo, mas, demonstrando interesse pelo bem-estar deles. A gente procura construir no dia-a-dia um sentimento fraternal, de muita generosidade.

O retorno desse trabalho…

É a satisfação pessoal e um crescimento espiritual muito grande. É aprender a crescer com uma ação simples: cozinhar com amor. Eles dão a resposta até pelo olhar carinhoso. Valorizam o nosso trabalho a cada refeição.

Como você passa suas horas de lazer?

Com minha família, procurando uma interação total. É uma forma de realimentar as energias para distribuir aos meninos do projeto.

Como mantém sua vida espiritual?

Orando sempre e agradecendo a Deus por tudo que Ele tem me presenteado. Esse trabalho é uma maneira de agradecer as bênçãos de nosso Senhor.

Araraquara para sua vida.

É onde nasci e cresci. É minha morada, sempre amada e respeitada.

Suas expectativas diante de suas filhas.

Que sejam profissionais responsáveis e reconheçam o grande amor que lhes dedico a fim de que possam se tornar mulheres extremamente realizadas.

Uma palavra…

Se por infelicidade do destino acabar errando, não deixe de falar com aquela que sempre está esperando para lhe ouvir: a sua mãe.

Sem esquecer que, para vivermos bem, temos apenas que ser justos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Araraquara conquista Selo Prata rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11)

Ãh? Repete o que você falou? Veja como identificar os primeiros sinais de perda auditiva

Etecs apresentam novidades para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2025

O Verão está chegando: Dermatologista alerta sobre a importância dos cuidados com a pele na estação

CATEGORIAS