“Amigo Bicho” melhora qualidade de vida de animais abrigados

0
645

Programa possibilita a voluntários contribuírem com a sociabilização dos cães e gatos

O Programa Municipal de Voluntariado do Bem-Estar Animal “Amigo Bicho” está em execução desde maio deste ano com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de vida e com a sociabilização dos animais abrigados pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal até sua adoção, por meio de serviços voluntários.
O programa possibilita que os voluntários possam realizar caminhadas com os animais, além de adestramento e tratamento psicológico de cães e gatos acolhidos pelo Município e que estão à espera de adoção. Também é permitida a estadia dos animais, aos finais de semana, nas residências dos voluntários.
A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, conta que a iniciativa visa facilitar o contato das pessoas com os bichinhos para estimular futuras adoções. “O nosso foco é a conscientização das pessoas de que os abrigos são locais de passagem e não locais onde os animais devam permanecer o resto das vidas. Diante disso, surgiu a ideia do programa ‘Amigo Bicho’, que inclusive foi instituído por lei, para que exista uma oportunidade para esses animais socializarem, perderem os traumas, visto que a maioria é resgatada de maus tratos e abandono, e fazer com que eles restabeleçam a confiança no ser humano. Dessa forma, eles têm a oportunidade de serem vistos e de conseguirem lares definitivos”, explica.

COMO PARTICIPAR
O interessado em prestar o serviço voluntário deverá preencher termo de adesão ao serviço voluntário municipal, que será analisado pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail [email protected].
Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física maior de 18 anos ou por pessoa jurídica, sem gerar vínculo empregatício ou estatutário. Ao firmar o termo de adesão ao serviço voluntário municipal, caberá ao interessado informar qual a sua disponibilidade de horário e os dias em que prestará os serviços por ele propostos.
Antes de iniciarem a prestação de serviços junto à Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, os voluntários autorizados receberão orientações dos profissionais habilitados e qualificados. Os serviços desempenhados pelos voluntários ocorrerão em local, dias e horários pré-determinados e estipulados pela coordenadoria.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3339-4441. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.