Alunos de três escolas visitam a Trilha Ecológica do Parque do Basalto

0
318

O Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto está aberto para visitas monitoradas de todas as escolas do município

Durante a última semana de junho (28 a 30 de junho), crianças de 6 a 9 anos das escolas CER CAIC “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, “Bee Happy” e “Girassol”, visitaram a trilha ecológica monitorada no Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto. A atividade foi mediada pelos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), atuantes na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, afirma que a trilha ecológica estimula a reflexão nas crianças. “É uma oportunidade de transmitir às crianças conceitos ecológicos. Além disso, o contato com a natureza proporciona bem-estar, paz, tranquilidade, e isso com certeza, os tornarão pessoas mais conscientes e sensibilizadas frente às questões ambientais. Não se pode perder o contato com a natureza”, finaliza.

O técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), atuante na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Tiago Sant’Anna de Oliveira, destaca que durante a atividade os estudantes puderam conhecer o Centro de Educação Ambiental e, posteriormente, foi realizada uma visita ecológica para conhecer o Parque.

“Ao longo da trilha foram apresentados aos estudantes importantes conceitos relacionados à ecologia, como biodiversidade, biomas, sobre o que é uma unidade de conservação, mata de galeria, mata ciliar, entre outros”. Ele acrescenta que os estudantes também puderam conhecer mais sobre as espécies dos diferentes biomas presentes no Parque. “Aprenderam um pouco sobre o Cerrado, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Também puderam conhecer a fauna e flora que habitam o Parque”.

Tiago esclarece que foi apresentada a eles a história da formação do Parque e sua hidrografia. “O Parque antigamente era uma pedreira, formada principalmente por uma rocha chamada Basalto, hoje constituinte de vários pontos da cidade, como a rua Voluntários da Pátria. O Parque conta ainda com uma cachoeira formada pelo Córrego da Caixa D’água (popularmente conhecido como Córrego do Pinheirinho)”. De acordo com ele, o objetivo da trilha foi conectar os participantes ao Meio Ambiente. “A ideia era mostrar as relações de interdependência que ocorrem na natureza e que fazemos parte desse equilíbrio, sendo assim a natureza não nos pertence, mas sim, somos parte dela”, finalizou.

Cabe lembrar que o Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto está aberto para visitas monitoradas de todas as escolas do município (Redes Municipal, Estadual e Particular de ensino). Os agendamentos de visitas monitoradas podem ser realizados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade através do (16) 3339-5000.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.