Alunos de Araraquara são destaque em concursos nacionais de ciências espaciais

0
571

Premiação de 124 estudantes da rede municipal medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) foi realizada no Centro Internacional de Convenção

A Secretaria Municipal da Educação premiou 124 alunos da rede municipal que foram medalhistas das 23ª e 24ª edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenção, na quarta-feira (1º), e teve presenças do prefeito Edinho, da secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, e de coordenadores e gestores da Secretaria da Educação.
Estudantes de 11 escolas foram premiados: Emef José Roberto Pádua de Camargo, Emef Profª Altamira Amorim Mantese, Emef Profª Dra. Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, Emef Profª Gilda Rocha de Mello e Souza, Emef Prof. Henrique Scabello, Emef Prof. Olga Ferreira Campos, Emef Prof. Waldemar Saffiotti, Emef Rafael de Medina, Emef do Caic Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, Emef do Caic Prefeito Rubens Cruz e Emef do Campo Hermínio Pagotto.
Receberam seus certificados e medalhas 67 premiados da 23ª edição da OBA e 4 medalhistas da 14ª edição da MOBFOG, realizadas em 2020 (por conta da pandemia não houve premiação); e 51 medalhistas da 24ª edição da OBA e 2 medalhistas da 15ª edição da MOBFOG, realizada neste ano.
Entre os premiados esteve a aluna Maria Luiza Mendes Pereira Rocco, do 9º ano A da Emef Rafael de Medina, que, em 2020, foi pré-selecionada via OBA para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021 – a aluna participou da fase online do processo que escolheu os estudantes para participar dos treinamentos de 2021; os estudantes selecionados para os treinamentos de 2021 comporiam as equipes brasileiras que participam das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.
As duas competições, OBA e MOBFOG, são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Enquanto a OBA é uma prova com questões de astronomia e astronáutica, a MOBFOG consiste na confecção e no lançamento de foguetes.
O objetivo das duas iniciativas é estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais. Podem participar estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.
“É muito gratificante ver a qualidade da nossa Educação municipal e ver que os alunos da rede pública são capazes de fazer o que eles fizeram. O que faz a diferença é uma palavra chamada oportunidade. Com oportunidade, os talentos aparecem. Quem sabe, no futuro, tenhamos diversos cientistas entre os estudantes premiados nos dois concursos. Parabéns a todos os alunos, a seus professores, diretores e a toda a Rede Municipal de Educação”, disse o prefeito Edinho.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, parabenizou todos os alunos pelos prêmios recebidos e destacou a importância da ciência, fazendo um paralelo com a situação da pandemia.
“Agradeço a cada uma das crianças que aqui estão. A ciência e o conhecimento são a base vital para que continuemos aqui. Nos últimos anos, a humanidade tem passado por uma provação. E foi a ciência e o conhecimento que permitiram que a gente tivesse a vacina [contra a Covid-19] e pudesse estar aqui nos cumprimentando, estarmos perto uns dos outros”, afirmou Clélia.
Em razão do enfrentamento da pandemia, a Secretaria da Educação utilizou o evento para também homenagear o prefeito Edinho, a secretária de Saúde, Eliana Honain, e a diretora executiva da FunGota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – Maternidade Gota de Leite), Lúcia Ortiz, pelo trabalho de referência no enfrentamento à Covid-19 no município.
Ainda estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Educação Básica, Ana Beatriz Lia Vaccari; a coordenadora de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa; além de diretores das escolas municipais, professores e alunos. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.