Alunos das EMEFs Profª Altamira Amorim Mantese e Profº Waldemar Saffiotti participam do Dia Mundial da Água

0
533

As atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Altamira Amorim Mantese, do Jardim Selmi Dei e do 6º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Waldemar Saffiotti, do Jardim Cruzeiro do Sul, participaram nesta terça-feira, 22 de março, das atividades de Educação Ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A iniciativa foi promovida pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em alusão à data definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1993, que este ano tem como tema “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica que ações como essas, de sensibilização de crianças, são fundamentais para um futuro melhor. “Sensibilizá-las sobre a importância da preservação da água é fundamental para a garantia de água para as presentes e futuras gerações”.

O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, reforça que as duas unidades escolares municipais estão localizadas próximas à Nascente Modelo do Córrego da Água Branca. “Esse é um local ideal para a comemoração do Dia Mundial da Água”.

De acordo com ele, as atividades iniciaram com a visita do Espaço-Árvore em frente a EMEF Prof. Waldemar Saffiotti, um espaço educador sugerido pelo Programa Município VerdeAzul, dentro da Diretiva Arborização Urbana. “Foi mencionado o quanto as árvores proporcionam conforto térmico, abrigo para pássaros e beleza cênica para a cidade, além de se criar uma memória afetiva aos transeuntes”.

Leonardo acrescenta que após a visita, os estudantes foram encaminhados para o Projeto “O Rio Começa Aqui”, que começou em Portugal e foi trazido para Araraquara pela Gerência de Recursos Hídricos do DAAE. “Nesta etapa podemos trabalhar conceitos como o ciclo hidrológico, inundações, impermeabilização do solo, poluição dos recursos hídricos, descarte incorretos de resíduos, entre eles o plástico, que acaba poluindo rios e mares, sendo confundido com alimentos pelos peixes e baleias, causando a morte destes animais”.

Segundo ele, após essa atividade, os alunos visitaram a Praça Sustentável, próximo à Nascente Modelo do Córrego da Água Branca. “Neste espaço educador, os conceitos de sustentabilidade foram relembrados. Foi estimulada a participação dos estudantes no “cuidar” da praça, principalmente aqueles que moram próximos a ela”.

O técnico Leonardo salienta que a atividade de Educação Ambiental foi finalizada na Trilha Eco Educativa em direção à Nascente Modelo do Córrego da Água Branca. “Foi esclarecida a importância das águas subterrâneas, em especial o papel do Aquífero Guarani e que a nascente é um afloramento da água subterrânea, originando um recurso hídrico superficial”, concluiu.

Cabe lembrar que as atividades estão sendo realizadas entre os dias 21 e 25 de março, com as diferentes turmas do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Altamira Amorim Mantese e do 6º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Waldemar Saffiotti.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.