Alunos da cidade participam da “1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila”

0
159

A atividade “Poetas Vão à Escola – Oficina para Escrever Poesia” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a fim de estimular a leitura e a produção de texto

A programação da “1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila” realiza, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a atividade “Poetas Vão à Escola – Oficina para Escrever Poesia”. Participam cinco escolas municipais e também o NEJA – NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Irmã Edith.

As oficinas serão realizadas de terça (25) até quinta-feira (27), em dois períodos: de manhã, das 9h às 12h; e à noite, às 19h30 com a participação do COLE SA (Coletivo de Escritores de Araraquara) e a produção de Rodrigo Vulcano.

“Levaremos a experiência da escrita, além de falar da nossa produção e da produção literária que cada um se inspira, dentro de cada estilo literário. Cada um de nós irá fazer uma aula para que os alunos produzam o seu próprio texto”, conta Vulcano.

O produtor explica que as oficinas estimulam a leitura e a produção de texto. Para tanto, serão apresentados textos próprios e de outros autores, além de conversas sobre as impressões das leituras e produções a fim de extrair criativamente – textos, poemas, poesias – dos participantes.

“Falaremos sobre nossa experiência, mas tentaremos extrair de cada participante um pouco do autor que achamos que cada um tem, dentro de sua realidade, experiências, contatos e afetos. Nossa ideia é buscar e mostrar a literatura, extraindo um pouco de poesia de cada um, dentro do que é possível usar como expressão”, aponta Vulcano.

“São várias oficinas na busca por esse autor que, às vezes, está escondido em cada um. Vamos tentar aflorar essa veia de produção, além de incentivar a leitura, com textos e autores que estimulem a curiosidade para que os alunos participantes comecem suas pesquisas literárias”, finaliza.

A EMEF Luiz Roberto Salinas Forte recebe a oficina “Tertúlia da escrita criativa”, com José Guilherme (dia 25, às 9h); na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá haverá o “Laboratório de Escrita e Processos Criativos”, com Danilo Forlini (dia 25, às 9h); os alunos da EMEF Henrique Scabello participam da “Poesia: um novo olhar”, com Dani Raphael (dia 26, às 9h); na EMEF Waldemar Saffioti, Tadeu Marcato facilita a oficina “Poéticas da existência” (dia 27, às 9h); “Solte o Verbo”, com Lilian Penteado, é a oficina a ser realizada na EMEF Ruth Villaça Correa de Leite Cardoso (dia 27, às 9h); e, por fim, o NEJA Irmã Edith conta com “Haicais, microcontos e Pequenos Textos”, com Rodrigo Vulcano (dias 25 e 26, às 19h30).

A “1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila”, instituída no calendário oficial do município pela Lei nº 10.452, por meio de projeto da vereadora Fabi Virgílio, é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. As atividades são gratuitas e serão realizadas no período de 24 a 29 de outubro em diversos locais da cidade.

Programação Poetas Vão à Escola”

25/10 – 9h, na EMEF Luiz Roberto Salinas Forte

“Tertúlia da escrita criativa”, com José Guilherme

25/10 – 9h, na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá

“Laboratório de Escrita e Processos Criativos”, com Danilo Forlini

26/10 – 9h, na EMEF Henrique Scabello

“Poesia: um novo olhar”, com Dani Raphael

27/10 – 9h, na EMEF Waldemar Saffioti

“Poéticas da existência”, com Tadeu Marcato

27/10 – 9h, na EMEF Ruth Villaça Correa de Leite Cardoso

“Solte o Verbo”, com Lilian Penteado

25 e 26/10 – 19h30, no NEJA Irmã Edith

“Haicais, microcontos e Pequenos Textos”, com Rodrigo Vulcano

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.