Alguma coisa está errada

Carlos Alberto Chaman (*)

Recentemente, fui convidado a dar uma palestra em uma Universidade em Araraquara. Senti-me honrado com o convite. O tema que deveria discorrer era sobre mídia.

Trabalho há 30 anos neste negócio chamado propaganda. Por este motivo, sinto-me à vontade para falar sobre o assunto; até porque, por força de obrigação, tenho minha convivência profissional intimamente ligada ao setor da mídia.

Como havia necessidade de apresentação fundamentada em estatísticas, tive de recorrer a amigos, até de São Paulo, para buscar maiores informações sobre o assunto. Pesquisas por exemplo. Eu não poderia decepcionar. Daí então, deparei-me com a seguinte situação. Vejam o quadro abaixo:

Mercado Publicitário em nível Nacional: participação e investimentos publicitários no ano de 2001 (Brasil).

TV assinatura….1,5%

Revista….0,5%

Mídia exterior….2,2%

Jornal….21,3%

Outdoor…. 2,5%

Rádio….4,8%

Televisão….57,3%

Fonte:

Ibope/Monitor – Informativo mensal

Pesquisa Intermeios – publicação do Jornal Meio e Mensagem

Se a realidade do nosso país, segundo as pesquisas, é essa que se apresenta, como pode, em Araraquara, as coisas acontecerem na contra-mão da história ?

Há bem pouco tempo, quando da inauguração de um grande supermercado em nossa cidade, seu departamento de Marketing fez uma pesquisa, onde eram apresentados dados mais ou menos assim:

Participação no mercado de Araraquara

Rádio….58%

Outdoor…25%

Mídia exterior….7%

Jornal…6%

TV….4%

O Brasil inteiro está errado, somente Araraquara está certa!

É por este motivo que os empresários de nossa cidade fazem suas campanhas publicitárias, investem suas verbas suadas, e na hora de auferir resultados, nada efetivamente acontece.

Daí fica fácil dizer:

– É… propaganda não funciona.

A toda hora escutamos esta reclamação.

Quer dizer então, que os índices de 40 pontos da novela das 8, os 35 pontos do programa do Gugu, os 30 pontos do programa da Hebe e, mais recentemente, os 78 pontos da final da Copa do Mundo, aconteceram em todos os lugares do pais… menos aqui ?

É chegada a hora de os empresários, que buscam efetivamente resultados, optarem por agir com inteligência.

É verdade que para se anunciar em uma boa Televisão, deve-se investir uma verba um pouco maior.

Mas o resultado, senhores empresários, é proporcional.

Não existe ainda no mundo, um veículo de comunicação que dê maior resultado do que a televisão. (talvez, somente em Araraquara).

E quando se deseja fazer uma mídia inteligente, aliando-se a TV com um outro veículo de comunicação, por exemplo um bom jornal, ou outra alternativa, não tem como dar errado.

Agora, o contrário!!!

Pelo amor de DEUS, vamos cair na realidade. Os tempos estão rubros, sobreviverão aqueles que agirem no mínimo com inteligência e na ordem natural das coisas.

Eu costumo dizer que não existe veículo de comunicação que não dê resultado.

Agora, depende do resultado que você deseja.

“A função mais válida dos meios de comunicação é, sem dúvida, aquela de reforçar e elevar o nível da comunidade humana.” (Alfredo Casado)

(*) É Publicitário e Executivo de Negócios SBT.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daae informa interrupção no abastecimento

Daae informa interrupção no abastecimento

Estiagem prolongada de 174 dias provoca maior crise hídrica da história de Araraquara

Saiba o que será debatido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (24)

Homenagens e festival de atletismo marcam entrega à população da nova Pista da 36

CATEGORIAS