Alerta no combate ao mosquito da dengue

De acordo com dados da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), seis das 24 regionais do Estado de São Paulo tiveram redução do número de funcionários empregados no combate à dengue: Araçatuba, Franca, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

O “encolhimento” de equipes foi abordado em matéria veiculada pela Folha de S. Paulo, no último dia 21, em um quadro comparativo do 1º trimestre de 2001 e janeiro de 2002.

A regional de Campinas, por exemplo, com 42 municípios, é apontada como a segunda a possuir o maior número de funcionários envolvidos no combate – 900 este ano -, perdendo para São Paulo por uma diferença de 42 funcionários.

Já Ribeirão Preto, com 25 municípios, possuía 430 em janeiro enquanto Araraquara, também com o mesmo número de municípios, contava com 305. Ainda assim, a recomposição de equipe, comparando os dois períodos do levantamento, obteve maior índice em Araraquara (18%) do que em Ribeirão Preto (7%).

Para a diretora do Serviço Especial de Saúde (Sesa), Neusa Maria Affini Dicenzo, o fato da regional de Araraquara possuir um número inferior de funcionários se comparado à de Ribeirão Preto não pode ser encarado como uma insuficiência. “Temos que levar em conta o número de funcionários por cada 100 mil habitantes. A regional de Ribeirão Preto é composta por cidades maiores e com população superior enquanto os 25 municípios que compõem a regional de Araraquara são bem menores e com menos habitantes”, comenta.

Neusa afirma que em relação à dengue, a região de Araraquara está em uma situação bastante confortável, “fruto de muito trabalho”.

“Ainda assim temos que levar em consideração que a rápida reprodução e adaptação do Aedes aegypti e sua capacidade de sobreviver em ambiente hostil. O mosquito acabou sendo retirado e transportado de seu habitat e acabou se adaptando às condições das cidades”, frisa.

Dia D

Neste sábado (23), das 8 às 18 horas, o Estado de São Paulo tem seu Dia “D” de combate à dengue, instituído pelo governo.

Escolas estaduais estarão abertas para a orientação da comunidade através de atividades. Cada escola definiu sua ação.

Em Araraquara e outras nove cidades, o programa está sendo coordenado por Sílvia Teresinha dos Santos Moreira e Edson Mattioli, supervisores de Ensino da Diretoria Regional de Araraquara, com o apoio de toda a equipe.

“A comunidade escolar estará participando desse trabalho de esclarecimento, buscando reverter o quadro atual do Estado. Todos os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, funcionários, alunos e pais estão convidados”, frisa Sílvia Teresinha.

A regional terá a participação de 57 escolas da rede pública estadual no Dia “D” de combate à dengue.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação dos Auditores Fiscais de SP doa R$ 71 mil para instituições de Araraquara e Matão

Santa Casa abre vagas de emprego para enfermeiro assistencial

Big Band Guri terá apresentação especial no Teatro Municipal na próxima quarta-feira (16)

Guerreiras Grenás se despendem da Libertadores Feminina

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS