(Carta-aberta enviada pelo Gustavo Botta Ferrante. E-mail: gustavo.ferrante@chloride.com.br)
Quando a atenção do comércio está voltada para os Dias das Mães, gostaria de compartilhar minha experiência de compra em uma das lojas da nossa cidade. A loja Colombo, no Shopping Jaraguá, parece não estar preparada para atender às expectativas do mercado. A julgar pelo atendimento à minha terceira visita a loja, no último domingo.
No sábado (22), acertei a compra de um produto com um dos vendedores da loja. Mas como queria mostrar à minha mãe, combinamos que voltaríamos à noite para concluir a compra. Voltamos, mas o vendedor estava atendendo outras pessoas e não pude ser atendido a tempo, pois íamos também ao cinema. Recombinamos nova visita para o domingo.
No dia seguinte, o produto estava lá reservado com o meu nome. O vendedor não. Fui atendido por outras pessoas. Surpreendido pelo fato de que o preço e a condição de pagamento tinham sido alterados. Mesmo com a confirmação do preço e prazo pelo gerente de plantão junto ao vendedor de sábado, via telefone, a loja se manteve irredutível. Não cumpriu o acordo.
Motivado, talvez, pela política de comissão da loja, quando cada vendedor ganha uma porcentagem somente da SUA venda (por que o vendedor/gerente de domingo se esforçaria por uma venda feita por outro no sábado, já que a comissão seria do vendedor do dia anterior?), ou simplesmente por eventual incapacidade de se adequar às necessidades atuais de marketing (o norte deveria ser tentar entregar o máximo de valor ao cliente, a fim de fidelizá-lo), o fato é que o interesse do cliente não prevaleceu.
Numa época de enorme concorrência, quando as vendas, via internet, crescem a cada dia, um fator de diferenciação das lojas convencionais deveria ser o contato humano de seus vendedores com os clientes. No meu caso, realmente foi. Pra pior. O descaso, o desinteresse, o desrespeito e o desdém reinaram.
Talvez poucos se interessem pelo ocorrido, afinal, esse desprezo com o consumidor não é nenhuma novidade. Mesmo assim, resolvi expressar minha indignação. Quem sabe consiga evitar que novos consumidores tenham essa mesma experiência. Nós, consumidores, estamos cansados de sermos desrespeitados.
O outro lado
Espaço às Lojas Colombo para a devida explicação, com e-mail enviado ao autor da mensagem.
Gustavo,
Com a dinâmica dos negócios de varejo, temos produtos entrando e saindo de promoção todos os dias. O produto que hoje está num determinado preço amanhã pode estar mais barato ou mais caro, dependendo de entrar ou sair de uma promoção. Por isso, o negócio deve sempre ser fechado no mesmo dia.
No seu caso específico o produto escolhido saiu da promoção e hoje o preço mínimo é de R$.661,00 em 10X no cartão. Mas, para compensar seu esforço e atender sua solicitação, confirmamos o preço de R$.599,00 em 10 X no cartão (pagaremos pessoalmente a diferença).
Para isto temos um tramite burocrático que requer uma abertura de ficha com seu nome, que vai gerar um código interno e com isto obteremos uma senha para vendermos para o Sr. por R$.661,00. Como restou esclarecido, a a diferença para R$.599,00 fica por nossa conta.
Faz-se necessário sua presença na loja para abertura da ficha,a fim de obtermos a senha e efetuar a venda. Isso em horário normal de expediente, ou seja, entre 10 e 16 horas.
Atenciosamente
Neuto J. Trez
Ger. 226