Neste sábado (1), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 8h30, integrantes e voluntários do Grupo de Apoio ao Portador do Vírus HIV (Gaspa), do Programa de Atendimento Integral da Saúde do Adolescente (PAISA), da Secretaria Municipal de Saúde, e de entidades da cidade estarão promovendo atividades culturais na Praça Santa Cruz, onde deverão ser distribuídas aproximadamente 10 mil camisinhas.
À tarde, a partir das 12 horas, integrantes do Paisa estarão no Sesc promovendo trabalhos com sites, informando e entregando folders ao público. Já à noite estarão no Jardim das Hortênsias, envolvidos com o Projeto Adolescer.
A médica Regina Fátima Agra Cardoso, do Paisa, diz que a cada minuto cinco adolescentes contraem Aids no mundo.
Ela diz que de acordo com dados do Serviço Especial de Saúde de Araraquara foram registrados 31 casos novos de Aids e 17 óbitos em decorrência da doença, no 1º semestre de 2001.
Segundo Regina, a secretaria municipal da Saúde, através do Paisa e outros programas, vem buscando trabalhar a questão da prevenção com pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, inclusive idosos.
“Pode parecer estranho para muita gente, mas o número de casos em pessoas mais velhas vem aumentando”, diz.
Ela relata que o assunto foi abordado no Congresso Brasileiro de DSTs/Aids, realizado no mês de setembro, em Cuiabá.
“Um das questões tratadas foi em relação aos casos de Aids em pessoas da 3ª Idade. Foi dito que os adultos e idosos também precisam receber uma atenção”.
Para Regina, é importante que as pessoas reflitam sobre suas responsabilidades, especialmente pensando em não transmitir Aids, inclusive para quem se ama.
Conscientização
A mensagem da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids recomendará “Não importa com quem você transa, não importa como. Use camisinha. Não transmita, nem se infecte com o HIV”.
O objetivo é levar as pessoas a usarem o preservativo, se reconhecerem em risco, reconhecere que colocam outras pessoas em risco e sua responsabilidade na dinâmica da epidemia.
Especial
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids.
As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.