Oficina, feiras, música, espetáculo infantil, literatura, workshop, dança e cinema movimentam a cidade nos próximos dias
Oficina
Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 – Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé, na Vila Xavier. A escritora Dani Raphael é a convidada para ministrar as atividades gratuitas.
Feiras
Nesta sexta-feira (22) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp (no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, no Quitandinha), a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastronomia.
Já no domingo (24), a partir das 17 horas, acontece a Feira das Bonita na Praça do Cecap, com música, artesanato, área kids, moda circular e praça de alimentação. A partir das 18h30 haverá show sertanejo com Letícia Vieira e Willian Nascimento. A programação das feiras é gratuita e aberta a todos os interessados.
Música
Malu Maria apresenta Nave Pássaro, disco com influências variadas, misturando música pop, eletrônica e a clássica MPB – resultado das diversas referências da artista, que também assina a autoria e produção das canções do álbum juntamente com o multi-instrumentista e arranjador Dustan Gallas. Nesta sexta-feira (22), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
+ Música
Analu Sampaio, cantora, compositora e instrumentista baiana, apresenta-se junto ao trio formado por Fábio Leandro (piano), Fi Maróstica (baixo) e Ivan de Castro (bateria). Nesse show repleto de brasilidade e com direção musical de Fi Maróstica, Analu interpreta canções de grandes nomes de nossa música e também algumas canções autorais inéditas. Será uma apresentação repleta de frescor e interação, aliadas à personalidade musical marcante da jovem artista. Nesta sexta-feira (22), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
‘Choro na Praça’
O chorinho é atração na Praça Pedro de Toledo, no Centro, no sábado (23), enquanto acontece a Feira de Orgânicos no local. O projeto leva o choro para a praça das 8h30 às 10h, com Pedro Luiz Freitas e convidados. Releituras de choros e trabalhos autorais estão no repertório da apresentação. Grátis.
Espetáculo infantil
“As Trigêmeas” mescla manipulação de bonecas, música excêntrica e monociclo. Por meio da articulação de duas bonecas de madeira, a artista dialoga com o espaço, com o público e com a música, através da cadeia de gestos gerada pela traquitana. No sábado (23), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
E + Música
No show “Viola Em Contrastes”, Gabriel Souza, Marina Ebbecke e Nay Jaine formam o trio de música instrumental Terceira Margem, que explora as sonoridades da música brasileira a partir do olhar e das influências de cada um dos jovens músicos. A sonoridade do trio pode ser resumida como a busca por algo que ao mesmo tempo soe familiar, como também provoque as percepções do público, desafiando a escuta a percorrer novos caminhos. Artistas de diversas vivências e estilos encontram hoje sua forma de expressão no tradicional instrumento brasileiro. O show surge justamente desse movimento, e tem como principal objetivo explorar os contrastes sonoros que podem surgir ao fazer uma ponte entre tradição e contemporaneidade. No sábado (23), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Parada LGBTQIA+
No domingo (24), às 15 horas, no Parque Infantil, tem início a concentração da 15ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, com o tema “Seremos Resistência”. Com o comando do trio elétrico, os participantes seguem do Parque Infantil até a Praça Scalamandré Sobrinho, onde acontecem as apresentações. Entre os DJs confirmados, estão: Raissa Assunção, Lipe Gonçalves, Sol Negro, Ulisses Philippelli, e Thaylor. Arte, cultura e resistência seguem com as apresentações dos artistas Yohanna Diovanna, Sumara Justi, Hella Oliveira, Ellyn Top, Lunna Dee, Maya Montenegro, Málaga Valencia, Dramachico, Sav e Braba.
Festival
No domingo (24), a partir das 15h30, Araraquara recebe a primeira edição do Festival Música Boa. Com entrada gratuita e doação solidária e opcional de alimento, o local escolhido para o evento foi a Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação tem foco na música autoral e conta com cinco apresentações de artistas da região: Astrônico (rock alternativo), Tocaya (discotecagem de música brasileira), Rafael Garcia (blues), Hudson de Moraes (MPB) e Batalha da Fonte (rap). Além das atrações musicais, o espaço terá comerciantes e artesãos da cidade, com destaque para as barracas com comidas típicas de imigrantes que residem em Araraquara.
E + Música ainda
Tendo a obra do mestre baiano como sua maior referência, o grupo Refazenda adiciona algumas canções próprias e elabora novos arranjos para as canções de Gilberto Gil. Através de comentários e estórias, busca mostrar um pouco do universo musical genial do irrequieto artista baiano. O repertório engloba canções da fase dos “Re”: “Refazenda” (1975), “Refavela” (1977) e “Realce” (1979), passa pela inovadora “Domingo no Parque” (1967), a energia de “Andar com fé” (1982) e “Aquele Abraço” (1969), todas compostas por Gil. No domingo (24), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
Literatura
Em “Parelheiros idas e vi(n)das!”, André Gravatá recebe Bel Santos Mayer para falar sobre o livro em que Bel relata o resultado de seu projeto de pesquisa e de vida: a experiência da biblioteca comunitária de Parelheiros. Na quarta-feira (27), às 20 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
Workshop
O workshop “Corpo-depoimento – construções dramatúrgicas”, com Vanessa Macedo, propõe abrir um campo investigativo para o desenvolvimento de percepções corporais e poéticas relacionadas à criação cênica. Considerando o campo de interesse e repertório pessoal de cada participante, utiliza-se de uma prática pedagógica enfocando o “contar sobre si na cena” para refletir sobre dramaturgias interessadas no uso de materiais autobiográficos e nas narrativas de si na cena. O que o corpo testemunha? Qual a dimensão política da partilha de relatos pessoais? Essas perguntas serão trabalhadas em dinâmicas de grupo, refletindo como os processos de subjetivação e as experiências de alteridade constituem a dramaturgia de uma obra. As atividades se desenvolvem por meio de proposições corporais e jogos cênicos envolvendo estratégias de depoimento e escuta. Na quinta-feira (28), às 16 horas, no Teatro do Sesi. A partir de 16 anos. Grátis, com inscrições neste link.
Dança
Uma coleção de sonhos e diálogo entre mãe e filha trazem os universos da magia, da contradição e das sombras como companheiras de viagens oníricas. São representações e arquétipos do feminino que habitam essa dança. “La Mariposa”, com Cia Fragmento de Dança, segue a pesquisa que Vanessa Macedo vem chamando de “dança depoimento”, buscando uma dramaturgia que se constrói nas memórias, documentos e narrativas de momentos e situações que marcam, principalmente, as maneiras como pensa o corpo e o feminino. Na quinta-feira (28), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Cinema
Eva é uma agente penitenciária idealista que enfrenta um dilema quando um jovem que faz parte de seu passado é transferido para a prisão onde ela trabalha. Sem revelar esse segredo, ela pede para ser alocada no bloco do rapaz, o mais violento da instituição. E assim começa um perturbador thriller psicológico, em que o sentido de justiça de Eva coloca a sua moralidade e o seu futuro em jogo. “Filhos”, na terça-feira (26), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
– Ainda Estou Aqui
– Arca de Noé
– Gladiador II
– Herege
– Operação Natal
– Tudo Por Um Popstar 2
– Venom: A Última Rodada
– Wicked
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
– Ainda Estou Aqui
– Gladiador II
– Herege
– Pássaro Branco: Uma História de Extraordinário
– Venom: A Última Rodada
– Wicked
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Foto: Divulgação
(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)