A ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), após realizar estudos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara e considerar os investimentos realizados pela autarquia em 2022 (12,4 milhões, 8% do orçamento), com destaque para perfuração de dois novos poços profundos, um na região da Chácara Flora e outro no Jardim Santa Lúcia, totalizando dez novos poços desde 2017, melhorias na rede de esgotos do Córrego Serralhal e instalação de barriletes no Centro de Produção e Reservação Planalto e na Estação de Tratamento de Água do Paiol, consolidou seu relatório de recomposição tarifária e reequilíbrio econômico e financeiro do Daae, determinando reajuste de 10,36% na tarifa de água.

O reajuste entrará em vigor 30 dias após a data de publicação da Resolução da ARES, ou seja, a nova tarifa será praticada a partir de março de 2023.

No relatório consolidado apresentado à superintendência, aos diretores e aos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico nesta quinta-feira (26), ficou evidente a defasagem tarifária causada, principalmente, pelo aumento dos principais insumos utilizados pelo Daae.

As despesas com produtos químicos, material elétrico e hidráulico e combustíveis aumentaram cerca de 19,21%. Já o custo com energia elétrica teve acréscimo de 9,46%.
Também foi destaque do relatório a eficiência dos serviços prestados pelo Daae. De acordo com a pesquisa, a avaliação do serviço de coleta de resíduos obteve nota 9,2; regularidade do fornecimento de água 9,1; leitura e entrega correta da conta 9,1; qualidade da água 8,9 e coleta de esgoto 8,9, índices acima da média dos municípios regulados pela ARES.

Mesmo com o reajuste concedido, o Daae Araraquara permanece praticando uma das tarifas mais baixas (R$ 2,13 por m³ na categoria residencial até 10 m³) do estado de São Paulo. Vale ressaltar que a Tarifa Social, criada em 2019, será mantida concedendo 50% de desconto aos beneficiários.

Gerência de Comunicação e Eventos, 27 de janeiro de 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.