Adeus Salão de N.S. Aparecida

O nome, bem antes da construção da Igreja de N.S. Aparecida na Vila Xavier. Na Vila só existia a Capela de Nossa Senhora que agora foi reformada e ficou chique. Perto do Palmeirinhas. Esse salão é do tempo em que a igreja tinha bancos reservados para os marianos, filhas de Maria, senhoras do Sagrado Coração e outras associações. Muitos encontros nesse salão de muita história, de muitas emoções. Quantos casamentos foram realizados no salão, ao lado da Igreja de Santa Cruz? Manifestação teatral, encontros dos mais diversificados… centenas de namoros foram iniciados no salão da Avenida Osório. Claro que hoje o mais coerente seria ter a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como denominação do amplo salão. Mas, isso é questão periférica porque afinal todas são uma só: a Mãe de Jesus e nossa, a padroeira, a venerável, a altaneira e medianeira, a escolhida etc e tal que reverenciamos com respeito e escancarado interesse: velai por nós enquanto caminhamos em busca da Verdade e da Vida, enquanto tentamos ficar em pé no fio da navalha social e nos dê a bênção na hora da morte, amém!

Pois é, o Salão de Nossa Senhora foi derrrubado nesta semana. As máquinas empurraram as paredes laterais e a área foi limpa para receber novo prédio. O velho dando lugar ao novo… e a memória da cidade? Como a capelinha do Asilo de Mendicidade, fica em segundo plano. Aliás, com tantos problemas, quem vai pensar na memória da cidade? Que editorial mais besta esse, sem pé e sem cabeça. Alguns podem até achar que o bom jornalismo está sendo conspurcado, mas, fica aberto o e-mail do J.A. para quem quiser registrar o seu ponto de vista. O Salão da Igreja de Santa Cruz, que reunia gente de todos os cantos da cidade, teve lugar em sua vida?

Os padres pediram autorização à prefeitura? O sr. Edinho Silva, participante de tantos movimentos da igreja, infere-se que tenha colocado o seu “autorizo”. Ou não, tudo foi feito ao arrepio da lei como no Asilo de Mendicidade? Sobre a capelinha ninguém falou mais nada. Também pudera, né prefeito, era só uma capelinha. Como esse, só um salão…

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Araraquara conquista Selo Prata rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11)

Ãh? Repete o que você falou? Veja como identificar os primeiros sinais de perda auditiva

Etecs apresentam novidades para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2025

O Verão está chegando: Dermatologista alerta sobre a importância dos cuidados com a pele na estação

CATEGORIAS