Difícil começar este artigo sem lembrar os bons momentos vividos com o “Tio Bijú”. Mesmo com essa tristeza que permeia nossos corações temos que fazer uma reverência para esse homem e amigo antes de tudo.
Como todas as pessoas ele teve seus defeitos também mas a própria frase diz tudo:
“QUEM NÃO TEM PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”.
Como disse Dr. José Wellington Pinto em seu artigo, ele marcou história aqui em Araraquara.
Ou como disse Padre Aymoré, ele deixou uma semente em cada um de nós e temos o dever de cultivar essa semente para que tenhamos frutos bons como ele.
Não só os bons momentos mas também as broncas e conselhos que ele sempre nos deu. Hoje sentimos sua falta entre nós o que reforça cada vez mais o nosso carinho e saudade para com ele.
Lembro-me de uma frase que ele disse há muito tempo atrás quando uma pessoa o encontrou com seu terno preto impecável (o que era de praxe) e seu sapato muito bem engraxado (ele mesmo engraxava) e disse:
O Bijú você não perde essa linha mesmo.
Meu sobrinho, você sempre tem que estar bem vestido, falar bem, estudar e ter boas amizades porque é só isso que vamos levar daqui.
O tempo passou e fomos aprendendo cada vez mais com esse professor que dá baile em muitas pessoas com curso superior, que falam mais de uma língua e etc…
Falo isso porque Tio Bijú tinha experiência de vida, sabia falar na hora exata, dar conselhos no momento certo.
Ah, que saudades do Tio Bijú, aquele amigo que adorava sentar em frente a sua casa ou a de meu pai e contar histórias de futebol (São Paulo), do basquete (Araraquara) que ele costumava chamar BOLA AO CESTO, dos famosos Bailes do Carmo, falar dos amigos de São Paulo, da família do Sr. José Bedran de Santa Adélia o qual são muito amigos desde a época de meu avô Clodomiro e continua ainda hoje, dos tempos do São José, enfim muitas e muitas histórias que até hoje não saem da minha cabeça.
Assim foi nosso amigo, colega e Tio Bijú.
Faleceu no dia em que seu time de coração estava disputando uma vaga da Taça Libertadores da América.
Gostaria de lembrar também da sua luta em favor da comunidade negra e do trabalho junto com outras pessoas de renome na antiga ARCAB (Associação Recreativa e Cultural Afro Brasileira). Difícil falar de todos os amigos pois são muitos mas, não podemos deixar de falar de alguns.
Primeiramente, todos os nossos familiares e meu pai que além de irmão foi sempre seu melhor amigo.
Falar do Dr. Welington Pinto, do Laurão, Remo Garita, Rubão Sotrati, Barbanti, Nildson Leite (Nego), Othon Leite, Lelei, Mirandinha, Salami, Walter Bergo, Décio, Gim, Norberto, Osvaldo e Luis Caracio, Ademar (Pança), o grande colega Mazinho (Omar de Souza e Silva), enfim, um número enorme de amigos (alguns já não estão entre nós) mas merecem uma lembrança porque do mesmo jeito do que o Seu Bijú (como gostava de ser chamado) marcam a nossa vida.
Fizemos muito por ele em vida e agora estamos prestando esta singela homenagem que não é a última e sim um começo de várias outras.
FIQUE COM DEUS TIO BIJÚ.
Paulo Sebastião Camargo
pscamargo@araraquara.sp.gov.br