“A Vila Xavier representa 40% da área física do comércio de Araraquara”

O Sincomércio mostra que o nicho de empresários é tão importante que vai instalar uma subsede, em pouco tempo, na grande Vila Xavier: Alameda, Vaz Filho e ruas e avenidas do entorno.

O presidente Ivo Dall’Acqua destaca com entusiasmo o apoio do Fábio Antonio Bonassi (gerente do Escritório Regional do Sebrae) e Paulo Stábile Arruda (Superintende Técnico do Sebrae) além dos demais parceiros da empreitada que visa dar maior visibilidade ao conjunto empresarial da Vila Xavier estimulando a circulação de mercadorias e serviços aos consumidores sempre mais exigentes. “Tivemos uma série de ações conjuntas com o Sebrae, mas, essa é seguramente a melhor”, diz o presidente Ivo sobre o projeto “Novos Centros”.

Esse projeto é a ampliação de uma idéia, o Sebrae trabalhava com grupos localizados em corredores comerciais e o Sincomércio detectou que o comercio localizado do outro lado dos trilhos (que estão em preparação para a transferência) representa 40% da área física do comercio de Araraquara. Obviamente não tem o volume da Rua 9 de Julho mas em termos de Centro Comercial apresenta uma concentração grande e eficiente. “Então fizemos uma parceria com a Associação Comercial e trouxemos para o projeto não só o varejo (nosso foco principal) mas também o setor de serviços porque não existe desenvolvimento sem crescimento desse segmento”, salienta o experiente líder.

Serviços

Para o Sincomércio, esse setor é interessante por ser um distribuidor de renda. Ele trabalha com uma intensividade de mão-de-obra muito interessante, é o setor da economia que mais vale à sociedade porque provoca o progresso e participa da distribuição de renda onde se constrói a classe média. “Prospectamos quase 400 empresas inscritas nesse centro formado pela Vaz Filho, Alameda Paulista e Av. Estrada de Ferro Araraquara”, acrescenta Dall’Acqua deixando claro que a saída dos trilhos ferroviários vai propiciar uma aproximação física e uma acessibilidade mais dinâmica entre os (até agora) dois lados.

Analogia

Ivo circunscreve o comerciante como um artista plástico, trabalha de forma individual. “E não é por aí, ele tem que trabalhar de forma articulada. Esse projeto, como se pode ver no box desta página (Novos Centros) da pesquisa vai partir para as capacitações, “às consultorias que mostram novos rumos através de profissionais de extrema capacidade”.

Prêmio

“Nós quisemos fazer diferente, primeiro a pesquisa e após planos para contemplar as necessidades mais prementes. Não só as que o empresário tem consciência, mas, aquelas que ele não percebe. Com respaldo de uma equipe multidisciplinar vinculada ao projeto”, anuncia o presidente.

Por enquanto o projeto faz pesquisa e em seguida haverá a entrevista devolutiva, com análise técnica.

Área locada

O Sindicato do comércio já conta com uma área locada à Rua Plínio de Carvalho. “Vamos providenciar a reforma e adaptação para instalar uma subsede para atender aos comerciantes da área. Uma visão pretensiosa para saber sua potencialidade e transformá-la em novo centro. Esse projeto será deslocado oportunamente para multiplicar outras áreas comerciais. Vamos parar de falar em corredores porque o comercio não se restringe ao corredor de passagem, ele é apenas o meio de ligação com visibilidade. Existe uma concentração de empresas, um céu aberto para comercialização”, diz Ivo Dall’Acqua em entrevista especial ao J.A. que acredita nesse processo multiplicador.

Final do ano

O presidente em questão informa que haverá iluminação festiva, decorativa e sem as velhas cambiarras. Deveremos perder aquele ar interiorano para ter a uma cara de metrópole. “Neste ano vamos investir para que a Nove de Julho, a São Bento, a 7 de Setembro e a Alameda Paulista tenham este tipo de iluminação em toda a sua extensão. Tão entusiasmados estamos com a presença dos empresários da Vila que já desenvolvemos um projeto especial para o balão, com patrocínio inclusive do Banco do Brasil. O projeto Alameda tem 120 empresas, a cidade inteira tem 235 participando. O sindicato está subsidiando 90% do valor desse projeto”, conclui o presidente Ivo: um sonhador que realiza. (Geraldo Polezze)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

34,2 mil estudantes do Ensino Fundamental da região Central participam do Saresp a partir da próxima quarta-feira (13)

Atenção, Araraquara! Governo de SP abre mais 3,5 mil vagas para curso gratuito do Google Cloud com foco em IA

Cerimônia marca entrega das obras de reforma e ampliação do CER do Paulistano

Audiência Pública discute futuro do Meio Ambiente em Araraquara

Agenda Cultural

CATEGORIAS