A Semana

A Prefeitura encaminha projeto à a Câmara dispondo concedendo à Cetesb uma área de 33 m2 na Pista de Atletismo “Armando Garlippe”. Destina-se à instalação de estação automática para monitoramento do ar em Araraquara.

A inauguração no início de 2008.

Araraquara e Dobrada, foram as cidades escolhidas para fazerem parte de estudo sobre amamentação. A Secretaria Estadual da Saúde pretende elaborar planos para ampliar o oferecimento do leite materno.

Até o final do ano Araraquara quer colocar em funcionamento quatro NIS (Núcleos Integrados de Saúde). A Secretaria da Saúde conta hoje com dois: no Jardim Iguatemi e no Selmi-Dei. Geograficamente a cidade precisa de mais duas unidades: uma na Vila Xavier e outra na região Central, afirmou Lúcia Ortiz.

OAB e APAE iniciaram curso de capacitação de autodefensores e apoiadores. O projeto acontecerá até o dia 5 de outubro, às sextas-feiras na sede da Apae. O objetivo é apoiar os autodefensores na construção de uma sociedade mais justa e solidária, afirma Ligia Celante.

R$ 125 mil por mês é o custo da manutenção das praças e áreas de lazer da cidade, segundo o secretário Valter Rozatto. O vandalismo é o maior problema. A Praça da Fonte Luminosa é um grande alvo de depredação.

A Lei Estadual 12.228, de 11 de janeiro de 2006, não permite a menores fazerem uso de máquinas em lan houses. Algumas dessas casas em Araraquara permitem que adolescente use-a, sem autorização dos pais. O Dr. João Baptista Galhardo Júnior, juiz da Infância e Juventude de São Carlos, afirma que a lei não permite maleabilidade na primeira visita do adolescente ao estabelecimento. Ele considera indispensável a criação de normas complementares ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que levem em conta a situação atual vinculada à rapidez da informática.

O prefeito Edinho faz homenagem a todos que batalham na Facira. “São pessoas que dedicam tempo e coragem. Quero lembrar do 1º presidente Eduardo Michetti, da Cristina que faleceu no comando do FISA, do Marcelo Bombarda e do vereador Carlos Manço”.

A Vigilância Epidemiológica registrou 162 casos de dengue em Araraquara: 120 autóctones e 42 importados. Ainda há 175 casos suspeitos. No total foram notificados 472 casos suspeitos, desde o início do ano.

A Farmácia Popular do Brasil (Araraquara) fez 45 mil atendimentos em um ano. Beneficiou a região que utiliza tanto o plano de saúde privado como o SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a FACIRA, a Faculdade de Odontologia Unesp-Araraquara realiza a 15ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. A consulta é gratuita.

A Odonto, no ano passado, atendeu 200 pessoas, 29 com lesões malignas. Foram encaminhadas para tratamento.

O Concriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) abriu inscrição para eleger conselheiros. Até dia 17 deste mês, às 16 horas. Os interessados em representar a sociedade civil devem encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Inclusão Social.

Com o índice Breteau em 0,64, abaixo do 1,0 preconizado pela Fundação Nacional da Saúde, Lúcia Ortiz, lembra: “Araraquara viveu uma epidemia de dengue este ano. Por isso, é necessário cuidado redobrado da população, principalmente com pratos de plantas”.

O Cursinho Unificado do Campus de Araraquara (CUCA) oferece mais 50 vagas para a unidade do Instituto de Química (IQ), totalizando 150 vagas na Unesp. Há ainda 120 vagas garantidas pelas unidades criadas por meio de convênios com prefeituras e empresas.

Cresceu em 20% a inadimplência no comércio de Araraquara no mês de julho. Para Ivo Dall’Acgua Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, “o aumento da oferta no crédito tem impulsionado o crescimento no setor”.

A Prefeitura de Araraquara estuda a retomada da pulverização de árvores infestadas por cupins. A última aplicação foi em outubro do ano passado, tratando mil arvores. Mas, 3 mil estavam com cupim e deixaram de ser cuidadas.

A Coordenadoria de Trânsito e Transporte pintou 4 círculos amarelos com obstáculos conhecidos como tartaruga, na Av. Bento de Abreu. “A tentativa é para organizar o trânsito evitando engavetamento e acidentes”, informou o engenheiro Gerhard Schneider Júnior.

Os moradores do Santana, Morumbi e Universal ficaram 17 horas sem água. O Motivo: obras realizadas no entorno pelo DAAE.

O Centro de Referências em Saúde para Idosos começou a funcionar no antigo prédio da Maternidade Gota de Leite. A expectativa é receber 90 idosos por dia. Araraquara possui cerca de 22 mil pessoas com mais de 60 anos. O atendimento se dará por uma equipe de assistentes sociais, três médicos geriatras, três fisioterapeutas, educador físico, fonoaudiólogo, enfermeira, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Em reunião na Câmara de Araraquara, do Ciclo de Educação do Município, com a participação de representantes de conselhos de escolas de toda a cidade, além de autoridades e especialistas da área (como o prof. José Reis dos Santos Filho, do Núcleo de Estudos Sobre Violência, da Unesp), chegou-se a conclusão de que a ausência dos pais na rotina escolar dos filhos e superlotação de classes são os principais problemas na escola.

Comissão formada por vereadores, a fim de estudar problemas ligados ao trânsito de Araraquara, começa com visitas a bairros da periferia para conversar com moradores sobre os problemas. “Vamos também acompanhar a utilização dos recursos arrecadados com as multas no trânsito”, informou o vereador Galo.

Nesta segunda-feira (13) a Cohab Bandeirantes/Campinas vai instalar escritório em Araraquara para negociar dívidas de mutuários.: Av. Duque de Caxias, 363, 2º andar, sala 21, ao lado da Prefeitura Municipal.

Com um ano de vigência da Lei Maria da Penha, de acordo com dados fornecidos pela Delegacia da Mulher, foram registrados 1.682 Boletins de Ocorrência em Araraquara. No ano passado eram seis casos diários. O aumento está vinculado à conscientização das mulheres em denunciar seus agressores.

Ainda neste ano deverá ser implantada a medida que aumentará em 30% os plantões dos servidores da saúde do Pronto-Socorro do Melhado e no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência. Mas, o aumento da carga horária sem remuneração maior desagradou os trabalhadores.

O aumento de dez para 13 plantões mensais é para atender determinação da Delegacia Regional do Trabalho, que pede a regulamentação da jornada da categoria. Hoje trabalham 120 horas mensais, sendo que o contrato coletivo determina 200 horas.

A Câmara de Araraquara deverá voltar em outubro próximo para seu prédio próprio, antigo Palacete São Bento hoje denominado “Carlos Alberto Manço”.

Neste mês aumenta o numero de ambulantes, dividindo o espaço com os empresários. Eles chegam de vários pontos do país a procura de um mercado mais rendoso, como a Facira e aniversário da cidade.

Sendo o único hospital que atende SUS na região, que engloba 19 cidades e atende 900 mil pessoas, a Prefeitura de Araraquara já repassou à Santa Casa de Misericórdia R$ 1 milhão de reais.

Mesmo com o aumento de 6,5 para 10,9, dados divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), mostram que a mortalidade infantil em Araraquara está abaixo de cidades com menos habitantes.

Nos últimos dias Araraquara teve uma queda de 50% nos doadores de sangue. Hemonúcleo Regional de Araraquara, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, espera os doadores. A assistente social Cristina Zaniolo Gibran Di Nardo informa que estão necessitando de doadores de todos os tipos. Os interessados devem se dirigir ao Hemonúcleo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14 às 17horas.

A Prefeitura de Araraquara comprou, em caráter emergencial, carne bovina e de frango para abastecer por um mês as cem creches, escolas de ensino infantil, Fundamental e Médio das redes municipais e estadual de ensino que foram prejudicadas pelo racionamento de gêneros alimentícios no segundo semestre.

Em função do feriado de 22 de agosto, os vereadores de Araraquara vão se reunir, na próxima semana, por duas vezes. A primeira no dia habitual (terça-feira) e a segunda dia 16 (quinta-feira).

Após quatro audiências públicas, com propostas para melhorar a Educação, ficou definido a elaboração de um relatório final a ser apresentado no próximo dia 30, no Sesc. Dessas reuniões, saiu também a formação de um grupo que lutará pela educação no município e que será composto por representantes públicos, pesquisadores, professores, diretores de escolas e estudantes.

Moradores do Assentamento Monte Alegre se reúnem com representantes regional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, para discutir a extração dos eucaliptos em área de preservação legal.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS