Em comemoração aos 159 anos do 1º Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara, entrevistamos Fernando Henrique Rugno da Silva, que compartilhou sua experiência e visão sobre a instituição. Fernando, experiente no ramo de registro de títulos, documentos e pessoa jurídica.
A importância do registro
Fernando explica a importância do registro de pessoas jurídicas, como sociedades, associações e fundações. “A segurança jurídica dá veracidade aos atos que serão praticados e é fundamental para a função social que o cartório desempenha junto à sociedade”, diz. Ele ressalta que sem o registro, uma sociedade não possui personalidade jurídica, ou seja, não existe de fato e de direito.
Fernando também esclarece a função do registro de títulos e documentos. “O título dos documentos dá publicidade aos atos, registrando contratos, cédulas de crédito e notificações. Isso garante a veracidade das assinaturas e a perpetuidade do documento”, explica. Ele ressalta que o custo desses atos não é alto, e a falta de registro pode resultar na perda de segurança jurídica e perpetuidade do documento.
Pioneirismo e excelência
O 1º Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara, sob a liderança de João Galhardo, sempre se destacou pelo pioneirismo. “O cartório aqui do Galhardo sempre é pioneiro em todos os atos, desde a informatização até as centrais de distribuição de títulos”, afirma Fernando. Ele destaca a confiança, agilidade e presteza no atendimento como pontos de excelência do cartório.
Mensagem de aniversário
Para celebrar o aniversário de 159 anos do cartório, Fernando deixa uma mensagem especial: “Desde o início, o cartório sempre teve segurança e pontualidade nos documentos. Isso continua até hoje, não só com o oficial Galhardo, mas também com os oficiais anteriores que sempre tiveram honestidade e confiabilidade. O cartório passa segurança jurídica para o Brasil”.