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A professora que se energiza no desafio

A professora Cláudia R. Medrado Aguiar Grecco adora um desafio, vibra ao transpor um obstáculo (e já procura outro). É extremamente determinada.

Alcançar obstáculos é a sua meta, da qual não abre mão. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a convidada da colaboradora do JA, Sarah Coelho.

JA – Qual o motivo de escolher a carreira educacional?

C.R.M.A.G – Embora minha formação permitisse atuar na área industrial, a educacional me fascina.

Seus pais influenciaram de alguma forma?

Não, nunca. Sempre tive liberdade de escolha em tudo e para tudo. Se errei, foi porque eu errei. E se acertei, foi porque eu acertei.

Há quanto tempo atua no magistério?

Há 17 anos.

Onde iniciou a carreira?

Como professora em escola particular, hoje, não mais existente. Após dois anos, a professora Celina Lopez me deu a oportunidade de atuar na rede pública de ensino na E.E. Antônio Lourenço Corrêa.

Quais as suas experiências profissionais?

Como professora, atuei por dez anos e meio e como vice-diretora, um ano e meio, exercendo essas funções no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. Atualmente, há três meses, como coordenadora podagógica na “Antônio Joaquim de Carvalho”, escola de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.

No grupo, você promove trabalho coletivo e interdisciplinar. Como coordenadora, como avalia seu trabalho?

Vejo-o como muito bom, em virtude de uma equipe que não era apenas formada por colegas de trabalho, e sim amigos que acreditavam em um trabalho coletivo. E a direção da escola me dava plena liberdade para desenvolvimento desse trabalho.

Por que aceitou cargo de diretora de escola?

Sou curiosa, gosto de desafios e sempre busco a aprendizagem.

Qual a sua opinião sobre esse cargo?

Extremamente burocrático, onde apesar do pedagógico fazer parte do administrativo, é dificultoso ser atuante nos dois segmentos. Mas foi uma experiência maravilhosa: cresci, aprendi, tendo muito apoio de meus superiores.

Qual a sua função atual?

Sou coordenadora pedagógica do “Antônio Joaquim de Carvalho”, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.

O que lhe motivou para ser coordenadora pedagógica?

Observar por tão longo tempo a mudança de comportamento dos alunos de 4ª para 5ª série.

Existe dificuldade na execução de seu trabalho?

O pouco relacionamento entre professores e coordenadores entre o Ciclo I e o Ciclo II do Ensino Fundamental, uma vez que esse ciclo é único. Os alunos de 4ª série de nossa escola que irão para outra unidade escolar (5ª a 8ª série), o coordenador pedagógico dessa outra unidade receberá uma única ficha por série que norteará o seu trabalho. Como pode se observar, é tudo muito burocrático sem um diálogo oficial, porém acredito que o coordenador dessa escola, conhecendo o perfil da classe e as possíveis formas de conduzir o trabalho, esses alunos de 1ª a 4ª série serão melhor recepcionados e conseqüentemente melhor adaptados, minimizando eventuais problemas comportamentais.

Quais os seus projetos?

Apesar do pouco tempo na atual escola, quero avaliar os resultados dos trabalhos desenvolvidos até aqui.

Mensagem…

Todos nós, enquanto pessoas, somos educadores, porém, nós professores somos educadores privilegiados com a missão de ensinar-aprender.

Partindo do princípio que quem ensina aprende, o nosso trabalho é uma aprendizagem permanente.

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