O prefeito Marelo – com apoio da maioria dos vereadores e ação direta da Secretária Suely, diretoras e professoras – investe na qualidade do ensino. É a maior obra, pois, planta semente em solo fértil.
“Agora vamos ter uma escola particular, eficiente e moderna, sem pagar nada. É o bom uso do dinheiro público na prioridade nº 1 desta administração: a educação”, disse a secretária Suely na quadra de esportes da EMEF “Ana Maria Mazzali” para pais, mães e centenas de escolares.
No dia anterior o mesmo material didático havia sido entregue aos alunos da EMEF “Ana da Cunha Viana”, com a participação de quase 2 mil pessoas.
“Parece irreal o que está sendo oferecido em Boa Esperança. Os estudantes vão ganhar mais poder para vencer na vida. Isso é bom demais”, disse uma das mães. Outra mãe, que é professora, testemunhou: “estamos preparadas para oferecer o melhor à nossa clientela. Boa Esperança está de parabéns”.
Ensino Particular
Em todos os cantos do Brasil busca-se a melhoria da qualidade de ensino, pois, é o jeito de aplicar bem o dinheiro público. Pensando assim, o prefeito Marelo investe neste projeto ao contratar um sistema de ensino particular (Curitiba), bem colocado no ranking nacional: o sistema Expoentede ensino está entre os 5 melhores do país.
A organização contratada pela Prefeitura de Boa Esperança do Sul oferece capacitação permanente aos professores na própria cidade, o que facilita a aplicação do método. Trabalha com as disciplinas de português, matemática, ciência, história, geografia, inglês, arte, filosofia, espanhol (em decorrência do Mercosul que sabe essa língua encontra mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho, sempre mais exigente) e xadrez, disponibilizando o mundo da informática para alunos e professores através de site e consultoria on-line (pelo 0800) para tirar dúvida. O sistema Expoente tem um grupo de professores viajando o Brasil todo a fim de prestar assessoria direta.
Qualidade
Boa Esperança vê, dessa forma, abrir-se um sistema de ensino de primeiro mundo aos seus 2.200 alunos do Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), inteiramente grátis. Os pais foram chamados para assinar o termo de compromisso e selar sua parceria com a escola e a prefeitura.
A comunidade sente a importância deste grande momento para a educação de Boa Esperança e um clima de euforia é respirado no setor educacional.
Meta
O prefeito Marelo, visivelmente emocionado ao se dirigir aos pais e escolares neste momento de grande significado, afiançou que vai reunir esforços para que esse sistema de ensino seja oferecido, também, aos cursos infantís.
A Educação Infantil tem tudo, segundo o chefe do Executivo, para mergulhar nesta nova metodologia “a partir do ano que vem”.
“Que assim seja para que os trabalhadores de amanhã possam ter condições de disputar melhores postos. Nossos filhos estão tendo uma grande oportunidade”, sintetiza um pai-trabalhador.