A história na Praça Pedro de Toledo

Virgínia Carolina Fratucci De Gobbi, Bacharel em Ciências Sociais (especialização em Museologia), trabalha no Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” de Araraquara desde 1994. Presentemente, responde pelo Museu tendo concedido entrevista aos alunos do Colégio Objetivo Júnior 5ª M2 sob a supervisão da professora Gismara Garcia para a coluna “Gente”. Mais uma indicação da colaboradora Sarah Coelho.

Quando o museu foi fundado?

O museu foi criado por decreto estadual em 1958 e foi aberto ao público em 24 de maio de 1970, num antigo casarão da Avenida Espanha onde, hoje, é o estacionamento do Banco Itaú.

O que existiu no prédio onde está o Museu?

O prédio que o Museu ocupa hoje foi construído em 1898 e inicialmente serviu para nova sede da cadeia. Foi também fórum, prefeitura, Escola de Belas Artes, Conservatório Musical, Câmara Municipal e, a partir de 1975, o Museu.

Como são doados os objetos?

São doados mediante a assinatura de um contrato onde o doador e o responsável pelo Museu concordam com os termos estabelecidos e o objeto passa a pertencer ao município.

Qualquer pessoa pode fazer doação?

Qualquer pessoa pode fazer uma doação, desde que sejam respeitados os critérios definidos pelo Museu e a pessoa apresente um documento.

O Museu faz comércio?

O Museu não faz comércio. Não se compra e não se vende nada. Todos os objetos são conseguidos através de doação.

Quem mantém o Museu?

O Museu é mantido pela Prefeitura Municipal que se encarrega da manutenção do prédio e pagamento dos funcionários.

Como se chama o especialista que trabalha no Museu?

Chama-se museólogo.

O que ele faz?

O museólogo é responsável por toda a parte técnica do trabalho no Museu, desde a doação de um objeto até sua exposição. É responsável também pelas técnicas adotadas para limpeza e conservação do acervo (conjunto de objetos), possibilitando ao público o acesso à informação.

O Museu pode ser usado para exposições?

O Museu é um espaço cultural público que está à disposição da população para ser utilizado em eventos temporários desde que sejam observadas as normas para utilização .

Quem visita mais o Museu?

O Museu é mais visitado por escolas, por isso desenvolvemos um projeto de ação educativa que consiste entre outras coisas, organizar visita monitorada com acompanhamento de um funcionário do Museu que explica o que é um museu, como funciona e fala sobre os objetos que compõem o acervo.

É difícil limpar todos os objetos?

Não é difícil, mas, exige muita atenção, cuidado e dedicação. É preciso saber como limpá-los, que produtos utilizar, em que época limpar e sobretudo estar atento para possíveis problemas como ataque de animais xilófagos (cupins, por exemplo), goteiras e problemas de luminosidade.

Qualquer objeto pode ser doado?

Nem todo objeto pode ser doado. Antes de entrar para o acervo do Museu o objeto passa por uma triagem, ou seja, é observado o estado de conservação, época, a quem pertenceu, se tem alguma relação com a história da cidade e se o Museu já possui exemplar semelhante. Cabe ao Museu aceitar ou não o objeto.

Qual a importância do Museu?

O museu é muito importante pois é o lugar onde guardamos testemunhos materiais da cultura do homem. É um lugar mágico onde podemos conhecer a nossa história através da “leitura” que fazemos dos objetos.

Mensagem

Minha mensagem, ou melhor, meu desejo é que as pessoas possam desfrutar mais dos museus, visitá-los, procurar conhecer mais sobre nossa cultura material e sobretudo, que as pessoas reconheçam e respeitem o espaço museu como local de estudo, de reflexão e de lazer.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

Embraer abre inscrições para especialização em Software e Ciência de Dados

Ginastas da Fundesport são campeãs em Paulínia

Prorrogadas até dia 31 de outubro as inscrições para alunos novos nos CERs em 2025

CATEGORIAS