A escritora Sarah Coelho, colaboradora do J.A., indica o jornalista Sérgio Martins, editor da revista Leiatour e presidente da ONG Brasil Receptivo, para se constituir no destaque da Página Gente.
JA – A arte da Comunicação.
S.M. – No meu ponto de vista a comunicação está entre as dez principais atividades do planeta. Como dizia o Velho Guerreiro (Abelardo Barbosa, o Chacrinha): “quem não se comunica se trumbica”.
A Leia tour…
Surgiu, em 1998, num momento de dificuldade em minha vida, precisava fazer algo, inovar, até mesmo me realizar e tudo aconteceu num coletivo, eu e minha família.
As maiores dificuldades da revista.
Não teve tanta, mas tínhamos que convencer a todos que o produto era bom, e estamos no mercado há oito anos. Acho que quem apostou, ganhou. Hoje quem dirige a revista é meu filho, Sérgio Júnior.
A crítica.
Sou perfeccionista, gosto de tudo na hora e de maneira correta. O deixar pra depois me causa angústia.
Sistemático?
Sim, tenho regras e gosto de cumpri-las.
O sucesso tem segredo?
Acho que, quando a gente trabalha, ou mesmo realiza algo, sem ficar esperando o reconhecimento, o sucesso vem como conseqüência. Esse é o grande segredo.
Quais seus objetivos?
Hoje presido a ONG Brasil Receptivo, que tem um trabalho de formação para jovens/adultos, através do projeto “Turismo em benefício de todos”, onde realizamos o curso Agente Receptivo, aplicado nas Escolas da Rede Estadual, nos finais de semana, no Programa Escola da Família. Aproveito para solicitar das autoridades, mais desempenho no ensino desse País.
Araraquara.
Hoje sou Cidadão Araraquarense, através do projeto de lei do vereador Marcos Rodrigues, ainda fico pensando se fiz por merecer, e ao mesmo tempo, como filho por adoção, quero sempre fazer mais. Araraquara é tudo pra mim, depois do Criador e minha família.
Atualização.
Hoje a velocidade da notícia está cada vez mais acelerada. Tudo está acelerado. Sinto-me um corredor nato, em busca de tudo que acontece ao meu redor e no mundo.
O que fascina na comunicação?
Você poder escrever e saber que isso poderá ajudar na formação das pessoas e ao mesmo tempo fazê-las repensar.
Um caso pitoresco.
Quando montei a primeira turma de Agente Receptivo, na EE Pedro José Neto, em 2004, queria acrescentar aula de inglês e fui procurar o meu amigo Márcio Belvedere, para que me indicasse um de seus alunos como voluntário. No dia e hora marcado, quem adentra à sala de aula para ensinar essa língua estrangeira, o próprio Márcio e de lá pra cá, somos parceiros, nas críticas e nas homenagens.
Leitura de cabeceira.
Atualmente estou lendo e relendo as poesias do livro “A alma do pensamento” (editora Leitura) dos araraquarenses Rodrigo Vulcano Zanil (escritor) e Daniel Barreto (fotógrafo). Trata-se de uma mistura de poesia e fotografia. Recomendo…
Bom ouvinte…
Acho muito engraçado o programa Zona Pan, que vai ao ar aos domingos (das 10h às 12h), pela Jovem Pan, sob o comando de Altemir e Adriano Moraes. Muito criativo e piadas inteligentes.
Tem mágoa?
Não suporto pessoas aproveitadoras e falsas, isso me deixa muito triste. Um aviso, a eleição é o melhor remédio para curarmos das mágoas de quem não correspondeu às nossas expectativas.
Mensagem
Acredite em você, com isso estará contribuindo para que tudo possa ser de um jeito melhor.