N/A

A Declaração pré preenchida na Reforma Tributária

Dr. Ivo Ricardo Lozekam (*)

Uma das novidades da reforma tributária será a denominada declaração pré assistida, dos tributos IBS e CBS.

O Comitê Gestor do IBS e a RFB irão respectivamente apresentar ao sujeito passivo apuração assistida do saldo do IBS e da CBS no período de apuração, que poderá ser ajustada pelo contribuinte na forma a ser definida por lei. 

Esta apuração pré assistida, implicará também em declaração e confissão de dívida. Será considerada, nos termos do Artigo 47 do PLP 68, uma confissão expressa, quando o contribuinte realizar ajustes ou confirmar a apuração assistida. Será considerada uma confissão de dívida tácia, na ausência de manifestação do contribuinte sobre a apuração assistida.

A apuração do IBS e da CBS deverá ser centralizada, em um único estabelecimento, consolidando as operações de todos demais. Da mesma forma os pagamentos e pedidos de ressarcimento também serão centralizados em um único estabelecimento, conforme determina o parágrafo segundo do art. 44 do PLP 68.

Apesar de centralizados, é importante referir que o IBS e CBS serão apurados separadamente pelo contribuinte. Assim como também havendo recorrência de saldo credor acumulado deverão ser realizados um pedido de ressarcimento para o Comitê Gestor no que se refere ao IBS, e outro pedido para a Receita Federal, no que se refere a CBS.

A apuração pelo contribuinte será realizada, apurando-se os saldos que corresponderão a diferença entre os valores do IBS e da CBS incidentes nas operações. Devendo ser considerado o IBS e a CBS já pagos durante o período de apuração mediante recolhimento na liquidação financeira (split payment). Assim como também considerados os recolhimentos feitos pelo adquirente, na impossibilidade do split payment. (art. 46, I, II PLP 68)

O saldo apurado poderá ser acrescido ou deduzido de ajustes positivos ou negativos previstos no regulamento. (art. 46 § 1º )  através do preenchimento da declaração assistida recebida da RFB e Comitê Gestor.

(*) É Tributarista, Contador e Advogado, Articulista de Diversas Publicações, destacando-se a Revista Brasileira de Estudos Tributários;Repertório de Jurisprudência IOB; Coluna Checkpoint da Thomson Reuters; Associado ao IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação; e Associado da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários. Seus artigos de doutrina sobre a recuperação do crédito acumulado de ICMS, constam no repertório de vários Tribunais Estaduais, incluindo o STJ – Superior Tribunal Federal , e o STF – Supremo Tribunal Federal.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS