"As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas."
(Fernando Pessoa).
Há tempos, não falamos sobre questões ligadas à Língua Portuguesa.
Vamos ver como estão seus conhecimentos?
Todas essas questões serão respondidas nos programas do Mestre-Cuca, da próxima semana. Se desejarem aprender ótimas receitas e saber as respostas, assistam à Rede Mulher de TV, de segunda a sexta-feira, às 19h30m.
01 – Na moqueca capixaba, por que você deixa de colocar o molho de pimenta ?
a ( ) de pimenta-malagueta
b ( ) de pimenta malagueta
02 – O Ceará combina bem com uma bela lagosta gratinada. Para ficar no ponto, não se esqueça de colocar folhas:
a ( ) de quentro
b ( ) de coentro
c ( ) de cuentro
03 – No Rio Grande do Norte, existe uma batida de ______! É uma verdadeira perdição!
a ( ) batida de caju
b ( ) batida de cajú
04 – Taínha ou Tainha ?
a ( ) Taínha com leite de coco só se come no Ceará?
b ( ) Tainha com leite de coco só se come no Ceará?
05 – Allan, você já tomou um caldo de piranha, lá no Mato Grosso?
Quando tomar, coloque:
a ( ) sal e pimenta a gosto
b ( ) sal e pimenta agosto
c ( ) sal e pimenta à gosto
Esta é a última parte de um estudo que conta um pouco da história do jornalismo no mundo. Espero que tenham apreciado. Em breve teremos outras novidades.
Conseqüências do rápido crescimento da TV para outras indústrias da mídia (= IM):
1º aspecto: perda de lucro (das IM) devido à baixa venda de seus produtos, face à competição nova e séria da televisão: indústria do cinema (talvez a maior vítima)
2º aspecto: competição pelo lucro na publicidade: os jornais e outros meios impressos foram perdendo terreno, e a televisão capturando as maiores porcentagens dos gastos em publicidade, na comunicação.
Obs.: as indústrias da mídia de engajaram numa luta competitiva crescente para manter ou aumentar sua partilha nos lucros publicitários disponíveis.
Desde 1960, as principais mudanças institucionais da difusão na Inglaterra implicaram o estabelecimento de 2 canais de TV adicionais: o 2º canal da BBC BBC2.
1982: estabelecimento de um 4º canal: canal 4 (quadro 4.2 organização social da difusão televisiva inglesa).
O desenvolvimento da difusão televisiva no USA ocorreu dentro do mesmo espaço de tempo, mas assumia uma forma institucional diferente. A rápida expansão da indústria televisiva começou em 1948, e dentro de uma década havia + ou tantos aparelhos de TV em uso quanto o número de famílias nos USA.
Conclusão: porque Thompson concentrou-se nas características institucionais dos sistemas inglês e americano ao analisar o desenvolvimento da difusão ?
Porque Thompson não levou em consideração as diferentes formas institucionais que surgiram em outros países ?
Porque os sistemas de difusão, que se desenvolveram na Inglaterra e nos USA, influenciaram poderosamente no estabelecimento dos sistemas de difusão de outras partes do mundo.
O modelo inglês construiu a base institucional para o desenvolvimento da difusão em muitos outros países que foram anteriormente colônias inglesas.
O modelo americano o sistema americano de difusão foi particularmente influente: América Latina, partes da Ásia…
Apesar de as instituições de difusão se terem desenvolvido de maneira bastante rápida nos países da África, Ásia e América Latina, a difusão do equipamento de recepção caminhou mais lentamente.
É possível que os níveis de penetração crescerão, nas próximas décadas: à medida em que os países em desenvolvimento se tornarem mais urbanizados e possuírem serviços de eletricidade; na medida em que a produção de material de recepção procurar explorar um mercado em expansão para os seus produtos.
Tendências recentes nas indústrias da mídia.
Nas sociedades ocidentais, organizações comerciais ou quase-comerciais, operando num mercado competitivo e sujeito a pressões financeiras e incentivos de vários tipos.
As indústrias da mídia estão passando por grandes mudanças (também a difusão televisiva). Tais mudanças são o resultado dos desenvolvimentos que ocorreram em dois níveis:
– economia política;
– tecnologia não será examinado este nível em tal capítulo.
Mudanças ao nível de economia política.
Quatro tendências recentes nas indústrias da mídia:
a) – crescente concentração das ind. da mídia nas mãos de um pequeno número de grandes corporações, que têm o controle sobre: jornais, revistas, livros, rádios, TVs e filmes;
b) – crescente diversificação, ou seja, expansão de atividades para diferentes campos ou linhas de produção;
c) crescente globalização de suas atividades (envolvendo três aspectos; transnacionalização, exportação e difusão transnacional da informação e da comunicação;
d) desregulamentação (tem dois lados a questão: positivo e negativo).
Obs.: Tendências a e b levam à formação de conglomerados de comunicação que possuem interesse a uma variedade de indústrias ligadas à informação e à comunicação.
Respostas
01 – Resp.: Na moqueca capixaba, por que você deixa de colocar o molho de pimenta-malagueta?
OBS.: Pimenta-malagueta (muito ardida, de formato comprido e de cor vermelho-vivo).
02 – Resp.: O Ceará combina bem com uma bela lagosta gratinada. Para ficar no ponto, não se esqueça de colocar folhas de coentro.
OBS.: Coentro (planta hortense, aromática, de folhas verde-escuras).
03 – Resp.: No Rio Grande do Norte, existe uma batida de caju! É uma verdadeira perdição!
OBS.: Caju, tatu… (sem acento gráfico). Mas, Jaú, Tambaú… (com acento gráfico).
04 – Resp.: Tainha com leite de coco só se come no Ceará?
OBS.: Tainha, rainha, ventoinha… (sem acento gráfico).
05 – Resp.: Allan, você já tomou um caldo de piranha, lá no Mato Grosso?
Quando tomar, coloque sal e pimenta a gosto.
OBS.: A palavra gosto é masculina e rejeita o acento grave, indicador da crase, no a.
Aguardo sua manifestação celp@terra.com.br
Até à próxima semana.
Profª Teresinha Bellote Chaman