A Cultura em Diálogo

Profª Teresinha Bellote Chaman

"No fundo, eu tinha vontade de um reencontro com Araraquara. Em São Paulo ou Brasília, eu sempre brinco dizendo: Araraquara não é assim, não aprendi assim. É um referencial importante de estilo e de personalidade".

Ruth Cardoso

Esta declaração de nossa primeira dama foi retirada da revista Vogue Perfil 2 e retrata verdadeiramente o que pensam as pessoas que valorizam suas origens.

Se a Ruth Cardoso tivesse nascido em qualquer outro lugar do Brasil, poderia pensar ou não da mesma forma. Mas, quem nasce em Araraquara é diferente.

Diferente aos extremos: existem aqueles que não enxergam "um palmo à frente de seus nariz" e outros, felizmente a grande maioria, que têm uma visão de referencial, que mantêm sempre um belo estilo e preservam em qualquer situação a sua personalidade.

Estamos falando de nossa primeira dama, mas com essas qualidades, poderíamos destacar algumas senhoras de nossa sociedade.

Na verdade, trata-se de uma questão de berço.

Hoje, às 11h, no SESC Araraquara, a Srª Ruth Cardoso, nossa conterrânea, proferirá uma palestra, cujo assunto será compromisso e solidariedade.

Imaginamos o quanto deverá ser profícuo saborear suas palavras.

Depois disso, reunir-se-á para um almoço com parentes e amigos.

Seja bem-vinda. É um prazer imenso tê-la entre nós, seus conterrâneos. Volte sempre, esta "terra" também é sua.

Recebi alguns e-mails, agradecendo as dicas a respeito das indicações de livros na semana passada.

Se gostaram tanto assim, vamos a outras dicas.

Nada como um ótimo livro nas férias!

Histórias saborosas de Carlos Drummond de Andrade, comédias e dramas de Shakespeare em quadrinhos, ficção de Ana Maria Machado e muito mais: a boa literatura será sempre o melhor caminho para que o jovem adquira o hábito de ler.

Do outro mundo O mais recente livro de Ana Maria Machado fala sobre a escravidão do ponto de vista do jovem e para os jovens. Nesta ficção, a autora conta a marcante experiência vivida por Mariano e seus amigos, em uma pousada, que antes tinha sido uma fazenda produtora de café.

Numa noite de forte tempestade, o grupo é surpreendido pela aparição de uma ex-escrava da fazenda, Rosário.

Ela narra a crueldade do antigo dono do lugar e o desfecho trágico que interrompeu sua adolescência. Antes de partir definitivamente, Rosário pede a Mariano que conte a história dela para que tais atrocidades não se repitam jamais. Ele aceita o desafio de escrever um livro sobre o estranho acontecimento, vivido por ele e sua turma…

Rick e a girafa No ano do centenário de nascimento do poeta e cronista mineiro Carlos Drummond de Andrade, os jovens leitores podem conhecer um pouco de sua obra com esta seleção de 29 textos que fazem rir, pensar e ver mais atentamente o cotidiano.

Um dos grandes mestres da literatura brasileira, Drummond, nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902, e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987. Publicou ao todo 47 livros (27 de poesia, 18 de prosa e 2 infantis), muitos dos quais com edições na Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Peru, Portugal, Suécia e na antiga Tchecoslováquia.

E.T. – O extraterrestre Um dos maiores sucessos do cinema mundial, E.T. O extraterrestre, tem seu roteiro adaptado por Terry Collins, em forma de romance juvenil. A história de amizade, entre o garoto Elliott e um alienígena, mantém a mesma intensidade encontrada no filme de Steven Spielberg, lançado em 1982 e relançado em 2002.

No livro, Collins descreve cenas inesquecíveis, como a da bicicleta de Elliott, cruzando os céus em um vôo mágico. O romance deverá agradar tanto ao público infanto-juvenil quanto ao adulto e não importa se o leitor tenha visto ou não esta aventura nos cinemas: a oportunidade de ler a obra é imperdível.

O livro do adolescente Linguagem informal, texto curto e irreverente, cartuns divertidos e temas que interessam aos jovens são os principais ingredientes deste livro de Liliana e Michele Iacocca.

Os temas escolhidos pelos autores são abrangentes, provocam interesse e discussão entre a garotada: auto-estima, aparência, sexualidade, cidadania, política, globalização… A obra teve a supervisão de psicólogas e psicopedagogas e trata desses assuntos com leveza.

Este é o primeiro livro de Liliana e Michele Iacocca, voltado especialmente para o público juvenil, fala ao adolescente sem parecer papo de adulto, que quer impor suas próprias opiniões. Liliana evitou utilizar definições e conclusões, e, com uma linguagem direta e provocativa, procurou estimular a reflexão do leitor. Para ampliar as referências sobre os temas enfocados, Michele criou ilustrações dinâmicas, montando um livro com a tão procurada “cara do jovem”.

São mais quatro sugestões, que você pode encontrar em qualquer boa livraria de nossa cidade.

Desejo a todos os meus amáveis leitores. Um Feliz Natal. Que o menino Jesus traga verdadeiramente a Paz e a Unidade entre Todos.

Parafraseando o filósofo francês Jean Guitton, devemos passar de momento em momento, sem temor, como se o caminho se abrisse e nunca fosse faltar a ajuda divina. Pés firmes no chão e coração antenado no infinito.

Sejam felizes. Até a próxima semana celp@terra.com.br

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam presença no FIDA 2024

Antes da volta ao Paulistão, Guerreiras Grenás conhecem grupo da Libertadores

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 99 – DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2024

Sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Ocupações lúdicas com elementos naturais neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS