A Cultura em Diálogo

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente"

Bom dia. Nesta semana, a equipe de natação do Melusa Clube viveu mais um momento de alegria, ao celebrar uma nova parceria. Trata-se da HidroAll do Brasil Ltda, empresa que atua na fabricação de cloro orgânico para piscinas. É de se louvar a iniciativa do Eng. Roberto Gross, presidente da empresa. Em visita ao clube, o Sr. Carlos A. Fábio, gerente de Marketing, disse que a HidroAll, há muito tempo tinha vontade de realizar alguma parceria voltada para a ação social. Parceria essa que envolvesse o esporte, primordialmente a natação. Quando souberam que o Melusa realiza um trabalho voltado a atletas especiais… foi o bastante. A parceria está feita. Sem contar a satisfação de saber que a equipe de natação do Melusa é o primeiro patrocínio que a HidroAll celebra nesse sentido.

É por tal motivo que o "véio" Orselli está todo feliz, com parte de sua equipe, na foto abaixo.

Vale a pena refletir sobre o poema O NADADOR (Cecília Meireles).

O que me encanta é a linha alada

Das tuas espáduas, e a curva

Que descreves, pássaro da água!

É a tua fina, ágil cintura,

E esse adeus da tua garganta

Para cemitérios de espuma!

É a despedida, que me encanta,

Quando te desprendes ao vento,

Fiel à queda, rápida e branda.

E apenas por estar prevendo,

Longe, na eternidade da água,

Sobreviver teu movimento…

Partamos do pensamento defendido por Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. Sim, partamos de Sócrates, conhecido como o "mais sábio dos homens".

Em síntese, as atitudes de Sócrates revelam o principal aspecto da sua filosofia: a busca pelo bem, na vida em sociedade. Em outras palavras, a doutrina socrática chama a atenção por ter um notável conteúdo moral. A procura pela verdade implicava, para Sócrates, conseguir uma convivência honesta e digna entre os homens. Para o filósofo, conhecer a verdade teria como conseqüência inevitável agir bem. O bem e a verdade estariam interligados, seriam inseparáveis: conhecer seria igual a conhecer o bem.

Pertinente é lembrarmo-nos de Fernando Pessoa, grande poeta português:

"Para ser grande, sê inteiro:

Nada teu exagera ou exclui:

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és…

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive".

Reflitamos: Buscar a verdade, buscar o bem, buscar o que é bom, para viver de tal forma que saibamos ser membros de uma comunidade.

Eis aqui uma comunidade formada pela escola de um técnico convicto das idéias que defende e as transforma em AÇÃO. Daí o respeito por Antônio Carlos Orselli. Daí a iniciativa da HidroAll, do CELP e de "Chef" Allan (proprietário da rede de restaurantes Don Pepi di Nápoli), aqui representado pela força do trabalho de Carlos A. Chaman, que viabilizou esses três parceiros, os quais, até o final deste ano, colaborarâo com a equipe Melusa.

No evento, da última 4ª feira, que consagrou a assinatura do contrato da HidroAll, alguém perguntou qual seria o investimento mensal dos patrocinadores. Naquela ocasião, não foram reveladas as cifras. Mas, aqui, posso revelar. O investimento não foi pequeno e não foi grande em cifras, mas foi imenso, em termos de valorizar o ser humano, em todos os seus sentidos. Parabéns mais uma vez: HidroAll, Don Pepe di Napoli e CELP. A história humana está repleta de fatos que mostram como o ser humano desrespeita a diversidade. A natação do Melusa convive com as diferenças. Ela divide para multiplicar talentos. Ela tem visão humanista.

Quanto nos enche de orgulho ver o técnico ao lado de Ronaldo, Alex, Mário (deficientes visuais) e seu assistente Álison.

Até o final deste ano, esperamos que vocês tragam medalhas, que aprendam com o "véio" a ser homens, a lutar dentro da água para superar marcas, a viver a dignidade de competidores, a respeitar as derrotas e a celebrar as vitórias. Saber, principalmente que fora da água deverão ter a mesma conduta e retidão para alcançar um futuro de mensageiros da boa saúde, da responsabilidade, da perseverança, da luta diária e da PAZ.

Como é bom falar sobre coisas boas.

Vamos aproveitar esse clima de alegria.

A SUA MULHER…

Dois homens esbarram dentro de um supermercado lotado.

Os dois se desculpam pelo ocorrido, se apresentam… mas pode-se reparar que ambos estão com ar de preocupados, como se procurando alguma coisa. O João diz para o José:

– Por que você está preocupado?

– É porque eu perdi a minha mulher, já rodei o mercado inteiro e não a encontro. E você, por que está preocupado?

– É, João, eu também não estou encontrando a minha esposa.

Os dois decidiram que iriam procurar suas esposas. João pergunta:

– Como é a sua mulher, José?

– Ah, ela é linda. Loira, olhos azuis, mais ou menos um metro e oitenta, seios volumosos, pernas grossas, bumbum arrebitado. Está vestida com uma blusinha com a barriguinha de fora, uma sainha curtinha.

– E a sua mulher João, como ela é?

– Deixa pra lá a minha mulher José, vamos procurar a sua.

"Não viva com os grandes, mas com os justos e humildes".

Parabéns, Antonio Carlos Orselli, você é quem brilha.

Deseja fazer contato? Falar com a Profª. Terezinha? celp@terra.com.br

Até a próxima semana.

Profª Teresinha Bellote Chaman

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola do Legislativo da Câmara promove curso sobre TDAH

O Brasil na crise do clima

A vida é assim mesmo

Biden joga a toalha. Recomeça a corrida presidencial nos EUA

Forme-se em Inteligência Artificial

CATEGORIAS