Dra. Maria Ignez Cristina G. Mattos é oftalmologista e oferece detalhes para esclarecer os leitores não afeitos a terminologia técnica. Uma entrevista que vale a pena ser lida, a qual foi escolhida pela Sarah Coelho.
JA – Como são as cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Maria Ignez – As Cirurgias Refrativas são realizadas com Excimer Laser através de alterações na curvatura da córnea. Na miopia, o laser retira camadas microscópicas do centro da córnea, tornando-a mais plana. Já na hipermetropia, ao contrário, o laser retira camadas da periferia da córnea tornando-a mais curva no centro. Para o astigmatismo, o eixo mais curvo da córnea é aplanado.
Estes procedimentos são dolorosos e demorados?
São feitos com anestesia tópica (colírio) e indolores. Demoram, em média, 1 minuto.
O interesse por esse tipo de cirurgia…
Hoje temos máquinas com alto índice de previsibilidade do resultado, mesmo para graus mais elevados. Para que uma pessoa possa se submeter à esta cirurgia, é necessário ter 21 anos ou mais, grau estável há pelo menos 1 ano e outros exames compatíveis. Os usuários de lentes de contato devem ficar por um período sem as lentes, pois elas podem alterar os resultados. Portanto, todos os interessados devem passar por uma avaliação completa com seu oftalmologista para saber se pode ou não operar.
Qual a orientação após a cirurgia?
Como em qualquer outra cirurgia, é imprescindível seguir as recomendações médicas. De modo geral, 2 ou 3 dias após já é possível retomar relativamente as atividades. Exceto em algumas profissões onde há risco de contaminação.
O que é vista cansada?
Temos um músculo dentro do olho que altera a curvatura do cristalino (lente natural dentro do olho), para podermos enxergar perto. Este mecanismo é chamado de acomodação. Por volta dos 40 anos vamos perdendo a capacidade de acomodação e nossa visão de perto começa a ficar ruim. É a chamada “vista cansada” ou presbiopia.
Existe cirurgia para essa vista cansada?
Sim, mas é considerada experimental e ainda não foi aprovada pelo FDA. Por enquanto, a melhor opção é o uso de óculos para perto.
E outras doenças que afetam a visão?
As causas de cegueira mais freqüentes em nosso meio são Catarata, Glaucoma e a Cegueira do Diabético. A catarata é tratável, através de cirurgia.
Existe prevenção para a cegueira do diabético?
O Diabetes Mellitus é uma doença traiçoeira e quando o paciente se queixa de diminuição da visão, geralmente, existe Retinopatia Diabética avançada (Proliferativa). O laser diminui a progressão da doença, mas, não há melhora visual. Todo paciente diabético deve fazer um exame oftalmológico completo pelo menos a cada 6 meses, mesmo que ele não esteja sentindo nada. Esta é a melhor forma de prevenção da cegueira.
O que é o Glaucoma?
Glaucoma é uma doença do Nervo Óptico, cuja causa ainda é desconhecida, e que se não controlado pode levar à cegueira. Existem vários fatores predisponentes, entre eles o aumento da Pressão Ocular (PIO). Quando a PIO está acima dos valores normais, o Nervo Óptico vai sendo lesado e o campo de visão vai diminuindo. O diagnóstico de Glaucoma geralmente é feito durante uma consulta de rotina, pois, não há sintomas no início. A cegueira do Glaucoma é irreversível e o tratamento (com colírios ou cirurgia), visa impedir a progressão da doença. Há outros tipos de Glaucoma e o mais importante é que o paciente esteja consciente de que o controle deve ser feito pelo resto da vida.
Por que os olhos ficam irritados no computador ou TV?
Quando estamos muito atentos, seja com leitura ou no computador ou vendo TV, nossos olhos ficam mais abertos, piscamos menos e a lágrima evapora mais rápido, deixando nossos olhos secos. Isso é fisiológico e, para diminuir a irritação, devemos “descansar” os olhos, piscando ou fechando-os pelo menos a cada 2 horas.